sábado, 5 de dezembro de 2015

NATAL MINEIRO

Em minha família geralmente o Natal é momento de muita alegria e confraternização. Valorizamos a data e reunimos todos. É um momento raro. À noite o encontro acontece em minha casa e, no dia seguinte vamos para a chácara que nossos pais nos deixaram e que tentamos manter do jeitinho que eles gostavam.
Mini presépio de cristal em terráreo
Árvore sóbria: cores cruas e uma pitada de azul
Esse está sendo um ano difícil. Lidamos com uma perversa doença em família que tem nos deixado exaustos e entristecidos. Ainda assim, vamos tentar estar juntos e comemorar da forma que for possível.
Por essa razão e pelas frequentes viagens que tenho feito em função disso, também tenho escrito com pouca frequência  no blog.
A decoração de Natal atrasou e, somente hoje consegui deixar a casa com cara de fim de ano.  

Presépio de cerâmica vindo de Ouro Preto

Por conta do momento e também considerando a grande catástrofe ocorrida aqui em Mariana, desta vez, nem mesmo na árvore de Natal utilizei cores muito vibrantes. O vermelho está praticamente ausente este ano.
Abusei do verde e das cores cruas e terrosas, incluindo uma pitadinha de azul.
Em julho ganhei um mini presépio de cristal, vindo de Poços de Caldas. Andei um bom tempo pensando como iria inserir aquela delicadeza no contexto da decoração. Acabei optando por fazer um terrário, compondo com suculentas, pedaços de rocha de Cristal e outras pedrinhas.
O Vale do Jequitinhonha, por onde estive viajando este ano e de onde trouxe umas coisinhas, também está presente na decoração.
Arranjo de Porta com elementos
 do Vale do Jequitinhonha

O presépio tradicional é de cerâmica. Como estava querendo fazer uma referência ao Rio Doce, o barro deu o tom da composição. Utilizei pedras vindas de Lavras Novas que pela elevada presença de minérios, tem um brilho bacana, mesmo já estando algumas cobertas de musgos. Coloquei plantas bem típicas da região como samambaia, bromélias e orquídea. Expus tudo em cima de um aparador de madeira de demolição, o que contribuiu para o simbolismo que eu queria alcançar. Ficou com a cara dos presépios da minha infância.

Embora com pouco tempo, fiz tudo com muito carinho.  A escolha de cada detalhe, proposital ou inconscientemente, acabou retratando o grande amor que cultivo pelo Natal e a admiração que dedico ao seu significado para os cristãos. Retrata também o respeito que tenho pelas tradições da família e pelas minhas preciosas memórias da infância  No entanto,  a decoração como um todo, refletiu a parcimônia e a contenção que o momento requer. 

Um comentário:

  1. Sóbrio e original. Gostei, amiga! Quero desfrutar deste ambiente pessoalmente. Até breve, Soninha

    ResponderExcluir