terça-feira, 23 de outubro de 2012

SORVETE DE JABUTICABA


          Sorvete no verão é tudo de bom. E esse  ano  o calor  chegou  rachando.  Felizmente  as jabuticabeiras carregaram nessa primeira florada temporã. Não há fruta mais mineira do que ela. E os mineiros têm sido,  ao longo dos tempos,  mestres na arte de aproveitar  frutas        e prolongar a sua durabilidade.  As compotas, os doces de barra e  as geleias    fazem  parte  de nossas mesas, há gerações.  Desde o tempo em que não era comum a presença de   geladeiras em casa e, até por isso. Assim, muitos de nós guardamos, à moda de Proust, memórias  repletas de imagens e cheiros dos armários da  nossa        infância.   Alguns   com   paninhos   bordados incitavam ainda  mais  a fantasia,  olhando de baixo,   naquele   tempo em   que  a    nossa estatura ainda não alcançava um metro.
Isso tudo é para contar que, há algum tempo, em visita à minha querida amiga Laene Teixeira Mucci fui agraciada com um sorvete caseiro de jabuticaba, daquele dos deuses. O calor de Ponte Nova incita essas descobertas refrescantes.  Foi só eu começar a fazer a receita e ela passou a fazer o maior sucesso na família. Em especial, o meu irmão, cunhada e sobrinhos que moram no noroeste da Bahia e não contam lá, com  essa maravilha que é uma jabuticabeira carregadinha. Então, todos os anos, seguindo uma tradição iniciada pela minha mãe,  colho os frutos, preparo a polpa e aguardo a chegada deles no Natal, com esse brinde de carinho e outras gostosuras que tanto apreciam e que, pouco a pouco vou compartilhando por aqui. Desde que criei o blog, tenho sido convocada a postar essa receita que faz o maior sucesso  na família e entre amigos e é  pouco divulgada. Mas faltavam-me as fotos, que agora consegui. Achei interessante colocá-las, para quem não conhece, ter uma ideia da cor luxuriante da polpa e suave do sorvete, depois de pronto. Então vamos lá, com a receita que batizei de Sorvete da Poeta, em homenagem à D. Laene.
Sorvete da Poeta
Ingredientes
- Um quilo de jabuticabas
- Uma xícara das de chá de açúcar  
- Uma xícara das de  chá de água
- Uma lata de leite condensado
- Uma lata de creme de leite

Modo de Preparo
Lave as jabuticabas e escorra. Coloque em uma panela com a água e o açúcar. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.  Faça isso numa panela mais funda, pois o caldo que se forma sobe como leite quando ferve.  Não é preciso macerar, pois as frutas vão se arrebentando e os caroços vão se soltando das cascas à medida que cozinham.  Depois coe para obter a polpa da fruta. Depois de coado, obtém-se aproximadamente ½ litro da polpa. Reserve meio copo dela para fazer a calda e leve o restante ao congelador por 2 horas. Em seguida coloque no liquidificador a polpa congelada com o leite condensado e o creme de leite. Bata por cinco minutos e coloque novamente para congelar, por uma hora. Para fazer a calda leve o meio copo de polpa ao fogo numa frigideira e deixe apurar até ser reduzido à metade. Depois monte as taças com as bolas do sorvete e salpique a calda por cima. Enfeite com uma folha de hortelã e aproveite essa delícia que é muito refrescante.  

Obs.: Se você não tem jabuticabas com fartura, pode aproveitar inclusive as cascas e os caroços, batendo tudo no liquidificador para obter a polpa. Mas como por aqui temos as frutas à vontade, prefiro coar para obter um sorvete mais fino.

6 comentários:

  1. Texto lindo amiga! Receita já no meu caderninho, com o nome escolhido que adorei.
    Das jabuticabas, além das saudades a que me remetem, tenho uma receita de licor da minha mãe que é maravilhosa também.
    Terei uma jabuticabeira no meu jardim!!!
    Grande abraço, Dayze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro-me do licor delicioso. E de D. Tita, com muita saudade. Beijos.

      Excluir
  2. Fiz e ficou uma delícia.Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  3. Como q vc consegue ferver 500ml de água com as jabuticabas por 30min,e obter 1litro de polpa,o meu deu uma chicara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obtem-se 1/2 (meio litro) de polpa, não l litro.

      Excluir
  4. gostaria de saber se vc nao tem produtos de jabuticaba para vender. a calda ou a compota

    ResponderExcluir