terça-feira, 23 de outubro de 2012

SORVETE DE JABUTICABA


          Sorvete no verão é tudo de bom. E esse  ano  o calor  chegou  rachando.  Felizmente  as jabuticabeiras carregaram nessa primeira florada temporã. Não há fruta mais mineira do que ela. E os mineiros têm sido,  ao longo dos tempos,  mestres na arte de aproveitar  frutas        e prolongar a sua durabilidade.  As compotas, os doces de barra e  as geleias    fazem  parte  de nossas mesas, há gerações.  Desde o tempo em que não era comum a presença de   geladeiras em casa e, até por isso. Assim, muitos de nós guardamos, à moda de Proust, memórias  repletas de imagens e cheiros dos armários da  nossa        infância.   Alguns   com   paninhos   bordados incitavam ainda  mais  a fantasia,  olhando de baixo,   naquele   tempo em   que  a    nossa estatura ainda não alcançava um metro.
Isso tudo é para contar que, há algum tempo, em visita à minha querida amiga Laene Teixeira Mucci fui agraciada com um sorvete caseiro de jabuticaba, daquele dos deuses. O calor de Ponte Nova incita essas descobertas refrescantes.  Foi só eu começar a fazer a receita e ela passou a fazer o maior sucesso na família. Em especial, o meu irmão, cunhada e sobrinhos que moram no noroeste da Bahia e não contam lá, com  essa maravilha que é uma jabuticabeira carregadinha. Então, todos os anos, seguindo uma tradição iniciada pela minha mãe,  colho os frutos, preparo a polpa e aguardo a chegada deles no Natal, com esse brinde de carinho e outras gostosuras que tanto apreciam e que, pouco a pouco vou compartilhando por aqui. Desde que criei o blog, tenho sido convocada a postar essa receita que faz o maior sucesso  na família e entre amigos e é  pouco divulgada. Mas faltavam-me as fotos, que agora consegui. Achei interessante colocá-las, para quem não conhece, ter uma ideia da cor luxuriante da polpa e suave do sorvete, depois de pronto. Então vamos lá, com a receita que batizei de Sorvete da Poeta, em homenagem à D. Laene.
Sorvete da Poeta
Ingredientes
- Um quilo de jabuticabas
- Uma xícara das de chá de açúcar  
- Uma xícara das de  chá de água
- Uma lata de leite condensado
- Uma lata de creme de leite

Modo de Preparo
Lave as jabuticabas e escorra. Coloque em uma panela com a água e o açúcar. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.  Faça isso numa panela mais funda, pois o caldo que se forma sobe como leite quando ferve.  Não é preciso macerar, pois as frutas vão se arrebentando e os caroços vão se soltando das cascas à medida que cozinham.  Depois coe para obter a polpa da fruta. Depois de coado, obtém-se aproximadamente ½ litro da polpa. Reserve meio copo dela para fazer a calda e leve o restante ao congelador por 2 horas. Em seguida coloque no liquidificador a polpa congelada com o leite condensado e o creme de leite. Bata por cinco minutos e coloque novamente para congelar, por uma hora. Para fazer a calda leve o meio copo de polpa ao fogo numa frigideira e deixe apurar até ser reduzido à metade. Depois monte as taças com as bolas do sorvete e salpique a calda por cima. Enfeite com uma folha de hortelã e aproveite essa delícia que é muito refrescante.  

Obs.: Se você não tem jabuticabas com fartura, pode aproveitar inclusive as cascas e os caroços, batendo tudo no liquidificador para obter a polpa. Mas como por aqui temos as frutas à vontade, prefiro coar para obter um sorvete mais fino.

8 comentários:

  1. Texto lindo amiga! Receita já no meu caderninho, com o nome escolhido que adorei.
    Das jabuticabas, além das saudades a que me remetem, tenho uma receita de licor da minha mãe que é maravilhosa também.
    Terei uma jabuticabeira no meu jardim!!!
    Grande abraço, Dayze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro-me do licor delicioso. E de D. Tita, com muita saudade. Beijos.

      Excluir
  2. Fiz e ficou uma delícia.Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  3. Como q vc consegue ferver 500ml de água com as jabuticabas por 30min,e obter 1litro de polpa,o meu deu uma chicara?

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se vc nao tem produtos de jabuticaba para vender. a calda ou a compota

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela maravilhosa receita. Parabéns!

    ResponderExcluir