sexta-feira, 17 de junho de 2016

DELÍCIAS DE MINAS - CANJIQUINHA SECA

Neste Mês de junho, nossas origens rurais costumam manifestar-se com mais entusiasmo. O Brasil caipira aflora e comidinhas da roça são lembradas  frequentemente. Acho ótimo que seja assim, e que não deixemos perder nossas raízes, nem nos seduzir pelo massacre cultural ditado pelas terras do tio San.
Uma das marcas culturais mais expressivas do Brasil é, certamente a nossa saborosa e diversificada culinária.
Da roça de onde vim, zona rural de Guaraciaba, Mg, especialmente nos córregos da Saudade, Bom destino, Vargem Grande e seus entornos, há um prato que era bastante comum nos meus tempos de criança e que é desconhecido na maioria das outras partes do estado. Estou falando da canjiquinha seca, uma delícia à base de milho, incrementada pela saborosa carne de porco. Ela é preparada com a mesma canjica de milho quebrado, utilizada para fazer a canjiquinha comum em caldo.
Em pesquisa na net, somente encontrei uma menção ao prato, registrada na região de Itaboraí-RJ. Não me consta que essa delícia seja conhecida em outras partes do Brasil.
Lá pelos meus lados, o mais comum era preparar a canjiquinha seca com carne de porco, principalmente suã ou costela. Por serem partes com ossos, o sabor que conferem ao prato, é especial.
Nesta semana, preparei a canjiquinha, com o propósito também de torná-la conhecida. Nem mesmo minhas filhas o conheciam. Na oportunidade, quis caprichar também na apresentação. Optei por desossar as carnes e cozinhar os ossos da suã, apenas para preparar o caldo. Tive ainda o cuidado de coá-lo, ao incorporar ao prato, para que não trouxesse fiapos de carne, o que poderia deixar o prato, digamos assim, meio “encardido”. Mas reconheço que isso foi uma frescurinha de minha parte e que esse trabalho poderia ser dispensado. Optei também por acrescentar rodelas de paio, com o propósito de caprichar no sabor. A seguir a receita, tal como a preparei.
Canjiquinha Seca: linda e deliciosa

CANJIQUINHA SECA
Ingredientes
- 250 gr de canjiquinha de milho
- 8 pedaços de suã com carne
- 200 gr de paio
- Uma xícara das de chá de óleo
- Meia xícara das de chá de azeite
- Duas cabeças de alho das grandes
- Sal a gosto
- Caldo de um limão
- 10 unidades de pimenta biquinho em conserva
- Uma xícara das de chá de Cheiro verde (salsinha e cebolinha)
Modo de Preparo
Lave a canjica, como se lava o arroz. Despreze as duas primeiras águas e deixe-a de molho, por duas horas, pelo menos.
Prepare a suã, primeiramente lavando os pedaços da carne, escorrendo-os e temperando com uma cabeça de alho amassado, sal e o caldo de limão. Deixe marinando por duas horas e leve ao forno para assar. Vá virando os pedaços e pingando água para corar por igual. Duas horas de forno em temperatura moderada são suficientes para corar e amaciar a carne. Desosse a suã, reservando as carnes. Leve os ossos a cozinhar por meia hora em um litro de água. Ao final, devem-se obter três xicaras das de chá do caldo da carne.
Doure no óleo, a outra cabeça de alho, descascado e amassado. Nele refogue a canjiquinha, mexendo bem, por cerca de cinco minutos, ou até que ela fique bem soltinha. Acrescente o caldo de carne, que pode ser coado ou não. Apure o sal, tampe e deixe secar. Ao final de quinze minutos verifique se está bem sequinha. Se não, destampe a panela e mexa levemente. Ao final, acrescente a meia xícara de azeite e misture bem.
À parte, frite as rodelas do paio.
Junte à canjiquinha pronta os pedaços da carne da suã que foi desossada, as rodelas de paio e o cheiro verde. Enfeite com rodelas de paio, um galho de salsa e pimenta biquinho.


Este é um prato típico que pode ser saboreado puro, ou com couve picadinha e feijão inteiro, cozido na hora e refogado com bastante alho. 

6 comentários:

  1. Interessante. Nunca tinha ouvido falar em canjiquinha seca!!! Os ingredientes sugerem um prato gostoso!

    ResponderExcluir
  2. O meu preparo para canjiquinha seca e deferente. Afogar como fazemos com o arroz coloca-se metade da de água não se tampa a canjiquinha toda de água. Fica uma delícia.

    ResponderExcluir
  3. Sou do interior do Rio de janeiro, quase divisa com Minas. Minha avó sempre fez esta receita, doque o nome era canjiquinha solta. Sempre que ela fazia era o menu completo: canjiquinha solta, cotelicostde porco, couve ou mostarda. Era bom demais!!! Sinto muitas saudades!

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe fazia muito na Fazenda, colocava tomates cereja, ficava uma delícia.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Fazenda fica próxima a Guaraciaba, em Porto Firme

    ResponderExcluir