terça-feira, 30 de outubro de 2012

CLÁSSICOS PARA JARDINS TROPICAIS



 ESPÉCIES FLORIDAS

Como prometi há cerca de duas semanas, trago hoje uma relação de plantas que, em minha opinião são clássicas floridas em jardins tropicais. Certamente essa é uma opinião pessoal, sendo as escolhas bastante subjetivas. Considerando que uma das marcas das plantas tropicais é o colorido e as formas exóticas, elegi três, todas fáceis de cultivar e  adaptadas a praticamente todo o território brasileiro.

Strelitzia – Essa planta,  cujo nome popular é, aqui pelos nossos lados, ave do paraíso, é, entre as espécies floridas, provavelmente a mais utilizada em jardins tropicais. Seu belo e exótico formato de pássaro, em conjunto com suas cores alaranjado e roxo, são um espetáculo para os olhos. As touceiras de strelitzia costumam atingir a altura de um metro e a manutenção dessa planta, como das demais que sugiro é relativamente simples. Envolve apenas o cuidado de retirar as folhas velhas e hastes depois da floração, que ocorre praticamente o ano todo, com maior intensidade entre setembro e março. Tolera sol pleno, mas se adapta a meia sombra. Nessa condição costuma atingir altura um pouco mais elevada e a floração é menos farta. Essa planta sobrevive com pouca água e necessita  ser regada uma vez por semana, apenas em época de seca intensa.

Alpínia – Canteiros de Alpíneas costumam permanecer floridos o ano todo, enchendo de cor o jardim que lhes acolhe. É mais comum na cor vermelha bastante intensa, mas as cor de rosa também são bastante apreciadas. Existe também a espécie de folhas variegadas, com manchas brancas sobre o verde intenso, o que lhe confere uma beleza  ainda mais exuberante. Essa planta tem uma curiosidade interessante que é o fato de soltar mudas nas flores mais amadurecidas. As alpineas têm pouca tolerância a ficarem exposta permanentemente ao sol, preferindo a meia sombra. Costumam atingir a altura entre um e dois metros.

Helicôneas – Encerrando, por hoje, esse conjunto dos clássicos floridos dos jardins tropicais, escolhi uma espécie brasileiríssima.  Refiro-me à helicônea, espécie comum de ser encontrada em nossas matas tropicais e especialmente nas faixas remanescentes  da mata atlântica. Na região de Parati, no estado do Rio de Janeiro ela ocorre com bastante abundância e em diversas variedades. Na faixa litorânea do sul da Bahia é  comum visualizá-las na natureza. É também resistente e possui florada farta. Há  um amplo conjunto de variedades de tamanhos, formatos e cores diferentes. No entanto o vermelho, o alaranjado e o amarelo costumam prevalecer nas flores dessa espécie. Hoje, algumas variedades já foram melhoradas, sendo possível encontrar  plantas híbridas resultado de cruzamentos feitos em viveiros. Suas cores são sempre vibrantes e a altura pode variar de plantas com cerca de 80 cm a 2 m ou mais de altura. Sua folhagem também é bonita, mas a planta precisa ser preservada à meia sombra, pois quando expostas ao sol o dia inteiro, costuma queimar.

Ficamos assim, por hoje. Querendo dar alguma sugestão, ou  fazer uma  crítica, deixe um comentário, que responderei com prazer. Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário