domingo, 22 de dezembro de 2019

DESEJOS DE NATAL


Esses desejos meus vem sendo pensados há algum tempo. Entretanto agora ficaram tão prementes que dei para expressá-los, como se diz "a torto e a direito" .


Ando preferindo enfeites de retalhos, de bordados, de costurinhas, de marcenaria, de pedras brasileiras, de contas, sementes e galhos nativos. Tenho priorizado fios e fibras naturais como o algodão e o linho. Presépios de barro são lindos e têm a cara do Brasil.


Na culinária,  ingredientes brasileiros fazem as festas mais saborosas, coloridas e diversificadas. As frutas nessa época do ano são fartas. Mangas, goiabas, pitangas, amoras, jabuticabas e muitas outras servem para fazer pratos doces e salgados com rica diversidade, além de poderem ser transformadas em sucos, coquetéis e licores de  dar água na boca.

Para começar desejo para mim e para todos os países tropicais como o nosso, um Natal sem neve falsa, ou como estaria mais na moda dizer, sem fake snow. 
Costuma-se desejar mais no Natal. Todavia, neste ano só consigo pensar em menos. Menos China, menos sintéticos. Desejo para mim e para todos, que consigamos minimizar o consumismo, que aprendamos a viver com menos correria e barulheira.
Além de mais humano e mais fraterno, sonho com Natais genuinamente brasileiros, com o melhor e mais bonito que temos e, acima de tudo, com o mais bondoso do que somos capazes. Seguimos pedindo que a esperança não nos abandone e que aprendamos a exercitar a tolerância em seu mais elevado estado, como os tempos atuais por aqui nos tem pedido.

É preciso estar  atento, e fazer algum esforço, mas não é nada impossível, por exemplo, montar uma bela decoração de Natal com plantas brasileiras. Nossa flora é rica e belíssima, admirada por pessoas do mundo inteiro.
Bromélia imperial-uma árvore de Natal pronta

Somente com bromélias, é possível enfeitar casas, jardins, lojas e os mais diversos ambientes. Os grandes centros comerciais por exemplo, apesar de não abrirem mão de toda a papagaiada que imita as paisagens com neve, não costumam abrir mão de decorarem maciços e canteiros plenos de bromélias vermelhas, formando conjuntos de admirável beleza.











Ripsális: um  buquê de Natal





Nenhum comentário:

Postar um comentário