quinta-feira, 28 de junho de 2018

CONVERSAS DE JARDINEIROS - Plantas Trepadeiras

Quem não gosta de um jardim com muitas flores?  Embora seja possível compor tais espaços apenas com folhagens, ou com poucas flores, não há dúvida que estas trazem beleza, cor e vida ao jardim.
Trepadeira jade, uma das mais cobiçadas
lança fartos cachos sob a pérgola
As trepadeiras são um grupo de plantas que, quando bem cuidadas, podem ficar floridas por meses seguidos, sendo bastante apreciadas e desejadas por muitos. No entanto, antes de colocá-la em seu jardim, é bom observar alguns detalhes.
Ipomeia rubra, fácil de conduzir
Em primeiro lugar e, como o próprio nome indica, elas precisam de suportes para se sustentarem. Muros, cercas, paredes e pérgolas, ou até mesmo simples estacas podem servir para esse fim. Preparar o suporte é um cuidado importante até para definir a extensão que se quer dar à trepadeira, porque muitas delas são capazes de lançar seus galhos a distâncias consideráveis.
Papo de Peru, extravagante e pouco comum
Quando bem tratadas, trepadeiras geralmente crescem, se ramificam e florescem em pouco tempo. Bom isso, não é? Sem dúvida, no entanto, justamente por essa razão, costumam espalhar-se por locais não adequados, podem invadir canteiros e plantas vizinhas, adquirir formatos indesejados; ou podem lançar seus galhos e ramas sobre outras espécies do jardim correndo-se o risco de danificá-las.
Para que permaneçam bonitas, suas ramas precisam ser bem conduzidas e necessitam ser mantidas limpas, livres de caules, folhas e flores secas. O amor-agarradinho, por exemplo, uma das trepadeiras que gosto muito, mesmo quando plantada ao lado de bom suporte, lança ramas pelo chão em volta de onde é plantada. Se a gente não fica atento para retirar essas partes indesejadas da planta, ela logo toma conta de todo o espaço à sua volta. Além disso, depois do auge de sua floração, várias partes da planta ficam com muitas folhas e flores secas, tornando-as feias e tristes. 
Amor agarradinho precisando poda radical

Nesse caso a limpeza fica difícil devido ao intrincado das ramas, restando como alternativa mais razoável, uma poda radical. A boa notícia é que, se cuidada adequadamente, a planta sobrevive bem, voltando, pouco tempo depois, a oferecer uma floração bonita. 

   
Outro aspecto que não pode ser desconsiderado ao se decidir pela escolha de trepadeiras é que algumas delas possuem caules bastante lenhosos, tornando-se, em pouco tempo, plantas robustas e difíceis de serem conduzidos. As buganvílias trepadeiras que dependendo da condução, podem também resultar em belos arbustos, são espécies que, em poucos anos, apresentam caules com espessuras consideráveis. Além disso, possuem espinhos, o que dificulta tanto a condução, quanto as podas de limpeza.

Buganvilia floração farta e troncos lenhosos

Todavia, tendo em vista a enorme variedade de plantas trepadeiras, é bem possível fazer escolhas de espécies bonitas e mais adequadas à disponibilidade de cada um, para cuidar de sua boa manutenção. Quem gosta de ter jardins sempre bonitos sabe bem que a exigência de cuidados é uma característica das plantas no geral. O zelo é condição essencial de todas as espécies que se deseja manter bonitas, principalmente de trepadeiras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário