domingo, 19 de novembro de 2017

CONVERSAS DE JARDINEIROS - Um Jardim Bem Natural

Casa em estilo rústico auxilia na
 obtenção de jardim com aspecto natural
Bancos de madeira de demolição  e
 pedras próximos a arbusto florido
Os jardins mais bonitos que conheço, geralmente não se prendem demasiadamente às regras rígidas e técnicas de paisagismo, deixando que a natureza seja a grande fonte inspiradora para a sua criação e manutenção.
Antigo coxo de curral usado como jardineira
Tapoerabas nativas nas touceiras de hortênsias
É um encantamento olhar para um jardim ou canteiro e ser levado a acreditar que ele não foi planejado, mas brotou fluentemente no lugar e já nasceu bonito. O que raramente é verdadeiro. Jardins plenos de beleza necessitam de planejamento, um tempo para adaptação das plantas, e a integração das espécies ao local, especialmente às suas condições naturais.
Antúrios integrados à mata no caminho de chegada
Há aspectos importantes a serem considerados, no caso de se desejar um jardim bonito e harmonioso, especialmente quando se pretende maior liberdade para o gosto pessoal dos proprietários se expressar livremente e permitir brotações espontâneas.
 O tamanho do espaço disponível para o jardim, a topografia, os níveis de umidade e de insolação do terreno e os elementos naturais já existentes no local são, entre outros,  fatores  a serem considerados, além das regras de paisagismo. Estas, no geral, prendem-se bastante aos quesitos, cor, textura e altura das plantas, e a modismos. Isso mesmo. Tirando as chamadas “pretinhas básicas”, como os sagus e as palmeiras, por exemplo, plantas entram e saem da moda e paisagistas, em muitos casos, talvez pressionados, ou impressionados pelo marketing dos viveiristas e das revistas de decoração, se rendem às plantas da vez.
Rabos de tatu crescem espontaneamente no canteiro de bromélias
A ideia aqui é mostrar, como um jardim criado e mantido sem muitas regras, pautado predominantemente no gosto pessoal dos proprietários e nas condições do terreno, pode tornar-se um espaço de sonhos, dignos de admiração e encantamento.
Antigo carrinho de mão utilizado como
jardineira, enfeita o tronco de palmeira
imperial
Nesse exemplo, palmeiras e bromélias foram os carros chefes das plantas utilizadas, havendo uma  forte presença de sagus, árvores e arbustos floridos. Houve pouca intervenção na topografia acidentada do local. A existência de uma pequena cachoeira e um antigo lago deram o tom de naturalidade e casualidade perceptíveis no jardim. A casa e o mobiliário externo em estilo rústico foram também decisivos para a obtenção do resultado repleto de beleza e harmonia.

Ripsális em vasos formam cortina natural na varanda
É difícil imaginar que este local estava desprezado, degradado e entregue a pragas e carrapatos há alguns anos, quando foi adquirido pelo casal; ele engenheiro, ela artista plástica, ambos cheios de bom gosto, amor à natureza e desejo de preservar uma nascente e uma matinha nativa, que estavam em vias de desaparecer, e fazer dali seu local de descanso e contemplação.
A dedicação permanente a a persistência dos proprietários, além do amor ao local, foram e tem sido decisivos para a obtenção desse resultado deslumbrante. Que não se enganem os adeptos de soluções fáceis e prontas: construir e manter um local como esse exige, além de muito amor, trabalho duro e persistente.

Moinho d´água construído ao lado da cachoeirinha integra o jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário