quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Primavera

Ipê com ninho de João Peneném
Temos tido motivos de sobra para andar tristes e preocupados com acontecimentos atuais. Catástrofes com grande quantidade de mortos e feridos em vários países da América, intolerância e perseguição a refugiados pela Europa. E aqui no Brasil, ai meu Deus, governo ilegítimo propondo e aprovando reformas que retiram direitos dos trabalhadores, bancadas inteiras de deputados e senadores atolados até o pescoço em processo de corrupção, órgãos do judiciário tomando decisões preconceituosas e retrógradas, arte sendo censurada, além de muitos outros motivos para andarmos aborrecidos. 
Em nossa região, as coisas não andam melhores: políticos descomprometidos com o bem estar do povo, serviços públicos de péssima qualidade, descaso com a natureza. Estamos atravessando um período de seca intensa com racionamento de água,  o que já virou rotina nos últimos anos. 
É duro ver as plantas pedindo água e não termos como regá-las a vontade. Aproveita-se a água da máquina de lavar, reduz-se o consumo em tudo que é possível para ver se podemos, pelo menos de vez em quando, borrifar um pouquinho de água na hortinha minúscula, nas frutíferas em vasos e nos canteiros nos geral.
Tucanos vistos da minha janela. Foto: Fernanda Pônzio
Talvez até por isso, pelo cuidado que tenho com o jardim, meu quintal virou um oásis de passarinhos. Mais do que nunca eles estão habitando intensamente o nosso espaço. Beija-flores e bem-ti-vis, sabiás, canarinhos, tico-ticos, o raro sahí e muitos outros andam mais presentes do que nunca. Agora apareceram também lindos tucanos do bico alaranjado, uma coisa rara por aqui. 
Só mesmo a nossa mãe natureza, mesmo tão judiada, para nos retirar do estado de desânimo e desconsolo que tem prevalecido entre nós, por conta de tanta barbaridade que os homens andam fazendo pelo mundo afora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário