sábado, 30 de setembro de 2017

Nossa Viçosinha

Hoje é dia da cidade. Para o momento, seria mais adequado exaltar as coisas boas de Viçosa, que, felizmente, são muitas. Carregando esse nome lindo, nossa  Viçosinha, como a chama minha filha, deveria e poderia ser um lugar melhor. Não que não seja bom. É, segundo alguns rankings que tem sido divulgados por ai, um dos melhores lugares para se morar em Minas Gerais.
Em minha opinião, só não é melhor por conta desse grupo de mandatários que encontra-se aboletado no poder, há tanto tempo. Os últimos chefes do executivo viçosense fizeram da casa rosada, um lugar encardido, onde os legítimos anseios do povo raramente foram levados em conta. 
Como se sabe, o aspecto visual das instituições diz bastante sobre o que elas são, ou, pelo menos como estão sendo conduzidas. Como parte da cultura, a sede das organizações expressa muito sobre as intenções dos seus dirigentes; sobre a disposição para manter ou não um diálogo aberto com seus  interlocutores e comunica, de maneira velada, uma série de intentos não claramente expressos em seus documentos formais.
Há pouco tempo, transferiram os gabinetes do executivo municipal para um antigo prédio que fez história como escola e que já abrigava algumas secretarias do governo municipal, porém encontrava-se em um precário estado de conservação. Por incrível que pareça, ao mudar todo o aparato municipal para esse imóvel, fez-se uma reforma apenas na fachada do prédio e nos gabinetes mais importantes, ficando as demais partes da edificação em estado lamentável. O descaso com que tratam as questões municipais fica bem evidente em condutas como essa.
Viçosa é um lugar aprazível, de bom clima, de gente amável, é sede de uma instituição federal de ensino conhecida e respeitada nacionalmente, não merecia ser castigada por gestão municipal tão despreparada. Ou seria mal-intencionada? Ou as  duas coisas ao mesmo tempo?
Aqui, a educação, a saúde, o transporte, a limpeza pública e a maior parte das outras questões que fazem parte do rol de atribuições municipais são tratadas com descaso, ou adotando-se condutas incompreensíveis para a maior parte do povo.
Apesar de haver entre a população, tanta gente preparada e bem-intencionada disposta a contribuir para a melhoria de Viçosa, pouca coisa ou quase nada se faz para que tenhamos um lugar melhor para morar, uma cidade mais humana, mais limpa e com mais oportunidades para todos. Geralmente essas pessoas que não fazem parte da administração pública atuam e lutam, individualmente, ou em grupos por intermédio de ONGs – Organizações Não Governamentais em prol de melhorias para a cidade. No entanto, raramente suas sugestões e projetos são aproveitados.
A mais bonita pista de caminhada
O poder público parece preferir a improvisação, o amadorismo e o compadrio. Isso para dizer o mínimo, pois sabe-se que há interesses econômicos e políticos que orientam ações e decisões que geralmente privilegiam os poderosos de sempre, em detrimento da população que mais necessita de serviços municipais de qualidade.
Apesar disso, amamos Viçosa e seu ambiente alegre. Gostamos de viver nesse reboliço que é feito de gente que chega a toda hora, mas também e principalmente por aqueles que aqui nasceram ou que, como é o meu caso, escolheram viver nessa cidade acolhedora. Aqui não temos um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Brasil, mas temos uma distribuição de renda menos desigual que na maior parte do país; não convivemos apenas com pessoas sem preconceitos, mas vemos menos discriminação e menos crueldade com os que ousam ser diferentes; raramente nos deparamos com um morador de rua, ou um pedinte e nunca presenciei, felizmente, ações de desrespeito e, ou crueldade com essas pessoas, como a que observamos com frequência em muitas cidades tidas como boas. 
A casa branca sempre impecável
 Enfim, aqui a sede da prefeitura é encardida, mas temos a casa branca sempre impecável, muitas ruas são esburacadas e mal sinalizadas, mas desfrutamos das mais bonitas e bem cuidadas pistas de caminhadas que poderíamos desejar; a elite política é "de lascar", mas o povo, no geral, é amável, acolhedor, culto e bem intencionado. E as festas de Viçosa são sempre as melhores, quanto a isso creio não restar dúvidas. Nossa Viçosinha tem muita coisa coisa boa das quais podemos nos orgulhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário