quinta-feira, 10 de agosto de 2017

DUAS FÁBULAS E UMA VERDADE

Mais uma vez meu grande mestre colabora com este blog. Muita honra para o Maria da Saudade contar com sua sabedoria e compartilhar. 

Duas Fábulas e Uma Verdade

Tancredo Almada Cruz
                                        <
tancredo@ufv.br>

        Conta uma fábula bem conhecida que um rei, extremamente vaidoso, ordenou ao seu costureiro que lhe fizesse a vestimenta mais bela que pudesse existir. Após várias tentativas para atender ao pedido de Sua Majestade, sem obter sucesso, o costureiro decidiu iludi-lo, dizendo ter feito a veste mais bela jamais vista. Fingiu vestir o monarca com uma roupa mágica, que só poderia ser vista por pessoas justas e leais ao reino. Em seguida, levou-o até a sala do trono onde a roupa invisível do rei foi elogiada por toda a corte, composta por bajuladores. A alegria do monarca foi tão grande, que decidiu sair às ruas para que fosse admirado pelos seus súditos.  Ao desfilar diante do povo, uma criança, com a pureza peculiar a todas as crianças, gritou: O REI ESTÁ NU! E a farsa se desfez...
Algo semelhante ocorreu no Brasil. O grupo que depôs a Presidente Dilma, acusada de conduzir um governo perdulário e corrupto, iludiu a população prometendo superar a crise com um governo austero e probo. Rapidamente, a farsa foi desfeita. As estatísticas oficiais demonstraram a queda do emprego, o aumento do deficit  público, a redução dos programas sociais, o aumento da miséria, além de outros  números  indicando  o  aprofundamento  da crise. Em paralelo, as investigações demonstraram que os corruptos, infiltrados no governo anterior, assumiram postos  de  comando  no novo governo e continuaram roubando com maior avidez.
    Enfim, o  IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística e  a PGR – Procuradoria Geral da República gritaram: o rei está nu!
    Outra fábula, essa pouco conhecida,  conta  que  um  passarinho bateu à porta do céu, insistindo para falar com  Deus.  São  Pedro, irritado com aquilo,  indagou: O  que  você  quer aqui?
        - Quero pedir ao Senhor que faça o boi voar.
        - Boi voar? Para que? Perguntou o santo.
    - Para que ninguém se importe com as minhas cagadinhas.
    Na última quarta-feira, em triste espetáculo, a Câmara  Federal impediu que o presidente Temer fosse julgado por crime de corrupção passiva, pelo Supremo Tribunal Federal. Há várias explicação para este fato. Há quem diga que os  votos  foram  motivados pelos saborosos jantares oferecidos pelo palácio. Outros alegam que os deputados foram comprados por emendas, anistias fiscais  e até mesmo, por cargos para seus apadrinhados. Talvez essa fábula, possa explicar a lógica de votos tão absurdos: se protejo quem é suspeito de crimes graves, ninguém vai se importar com meus pequenos deslizes.
        A verdade é que, após o golpe do ano passado, o País vive um enorme retrocesso em todos os sentidos, seja na ética,
na  política e na justiça. Os brasileiros saberão reverter este
quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário