quarta-feira, 26 de julho de 2017

COMIDINHAS – Sagu ao Creme

Como contei recentemente, estive no mês de maio viajando pelo sul do Brasil, com uma esticadinha ao Uruguai e à Argentina.
Como bom garfo que sou, uma das coisas que aprecio nas viagens é explorar a culinária da região. No geral, nas cidades por onde andei, come-se bem. No entanto, não demos muita sorte, dessa vez, com uma das sobremesas mais tradicionais do Rio Grande do Sul: o doce de sagu com creme.
Como é comum hoje em dia, com praticamente todas as comidas, ao pesquisarmos na net, encontramos várias receitas do doce de sagu.  A receita que vou passar, aprendi a fazer com um amigo gaúcho, há bastante tempo e é deliciosa.

DOCE DE SAGU AO CREME
Ingredientes
200 gramas de sagu
400 ml de vinho tinto seco
400 ml de água
Uma lata de leite condensado 
400 ml de leite
5 colheres das de chá, de leite em pó desnatado
3 gemas
Modo de Preparo do Sagu
Deixe as bolinhas de sagu de molho em água fria por 15 minutos. Escorra e leve a ferver em uma panela de inox, com o vinho. Mexa sem parar com uma colher de pau, mantendo o fogo baixo. Sempre que perceber que a mistura está ficando muito grossa, acrescente meio copo de água fervente e vá repetindo a operação até que as bolinhas do sagu fiquem totalmente transparentes. Esse processo demora cerca de uma hora. Vai ficar como uma papa mole, de aspecto bem gelatinoso. Distribua o sagu em taças baixas e deixe esfriar.
Modo de Preparo do Creme
Junte o leite condensado, o leite comum, o leite em pó e  as gemas, batendo no liquidificador por cerca de três minutos. Leve a mistura ao fogo baixo, em uma panela de inox, mexendo sem parar. Assim que abrir fervura, desligue e deixe descansar, até ficar morno, mexendo de vez em quando. Em seguida, distribua o creme em cima das taças com o sagu, já frio e leve para gelar por cerca de duas horas.


Esta receita, típica do Sul, geralmente é feita com o vinho rústico que eles chamam vinho da colônia. Consta que a sobremesa pode ser servida quente. Nunca experimentei dessa forma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário