quarta-feira, 28 de junho de 2017

BUENOS AIRES


Casa Rosada, sede do governo argentino
Chegamos a Buenos Aires de bukebus, após uma confortável viagem de pouco mais de uma hora,  pelo Rio da Prata, a partir de Colônia do Sacramento, no Uruguai.
Aporta-se no bairro de Puerto Madero, uma região que, após ser revitalizada, adquiriu ares contemporâneos, abrigando os edifícios mais modernos da cidade.
Catedral de Buenos Aires
Como diz o tango de Gardel, não é difícil esquecer tristezas em Buenos Aires. Além de colorida, ensolarada e alegre, a cidade tem ruas limpas, largas e bem arborizadas; possui a arquitetura original bem preservada,  boa comida, bons vinhos, vida cultural flamejante e muitas outras atrações.
Arquitetura elegante
Mesmo sendo a segunda maior  da América do Sul, e uma das vinte maiores  do mundo, a cidade não é caótica, nem violenta. É uma das metrópoles mais seguras do continente e possui uma das menores taxas de homicídios das Américas. É pouco poluída em comparação com cidades do seu porte e abriga mais de 250 parques e espaços verdes, para desfrute de sua população e dos milhões de turistas que a procuram diariamente.
Buenos Aires é bem servida de hotéis e restaurantes, sendo famosa por seus bares e cafés. Do ponto de vista cultural, é uma capital muito atraente, abrigando mais de 250 teatros e casas de espetáculos, como o teatro Colón, considerado uma das melhores salas de concerto do mundo. A cidade é um polo cultural importante, contendo um número significativo de bibliotecas, teatros, cinemas e associações culturais, além de centenas de livrarias, o que a faz conhecida como “a cidade dos livros”. Além disso, é bem servida de museus, como o Museu Nacional de Belas Artes, que abriga quadros de artistas renomados como Renoir, Cézanne, Monet etc. Possui ainda, alem de outros,  o MALBA – Museu de Artes latino-americana  de Buenos Aires, localizado no bairro Palermo, onde fui ver aquele que é talvez o quadro mais famoso do Brasil – O Abaporu de Tarsila do Amaral. Lá também podemos encontrar obras de Frida Kalo, Botero e do brasileiro Cândido Portinari.
Buenos Aires é uma cidade moderna.  Uma lei, aprovada em 2012, permite que pessoas mudem suas identidades de gênero sem enfrentar barreiras como diagnóstico e acompanhamento psiquiátrico, ou cirurgias, tornando a Argentina um dos países mais avançados nessa questão.
Casas antigas no Camiito
Fazer um tour pela cidade é um programa muito bacana que geralmente se inicia pela Praça de Maio, onde se situam a Casa Rosada (sede do governo federal) e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Ali ocorrem frequentemente manifestações políticas e os históricos encontros das Mães da Praça de Maio. Passear por Palermo, o bairro mais elegante da cidade, com seus extenso e floridos bosques é extremamente prazeroso; conhecer a Ricoleta, com seus bares charmosos e dar uma passada pelo Caminito, o tradicional bairro que é berço do tango argentino, também são bons programas.
Além de ser muito prazeroso, andar a pé por Buenos Aires não é difícil. A cidade possui um traçado bastante regular, com ruas perpendiculares e avenidas e calçadas largas, além de belas praças.
Um passeio praticamente imperdível é bater pernas na Rua Florida. Ali, há um comércio intenso e variado; os estabelecimentos comerciais no geral situam-se em edifícios de arquitetura europeia, onde se destaca a beleza das fachadas e dos portões. Pode-se ver arte na rua, casais dançando tangos, estátuas vivas, músicos e todo o burburinho da cidade.
À noite, cafés, bares e restaurantes, muitos com música ao vivo são programas quase obrigatórios. A culinária local, com forte influência italiana é um dos pontos de destaque. Os pães da Argentina, assim como os do Uruguai são inesquecíveis. Especialmente o  croissant (que eles chamam de medialuna), um pãozinho de massa folhada, com muita manteiga, é uma tentação para qualquer dieta. É possível saborear, em ambientes bonitos e aconchegantes, carnes e massas, bons vinhos, assim como  cafés e sobremesas com preços bem razoáveis, o que é também um atrativo da cidade.

Amigas e Amigos em Buenos Aires (Nós, em café que tem
estátuas de Borges, Gardel e Alfonsina Storni), ícones
da cultura argentina
Foi minha segunda viagem a Buenos Aires e, a impressão que fica é que, de lá sempre se vem com vontade de retornar um dia. Não é por acaso que a capital da Argentina é um dos mais importantes destinos turísticos do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário