quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

CONVERSAS DE JARDINEIROS - Frutíferas em Vasos



Jabuticabeira produzindo
Detalhe da jabuticabeira
Mesmo vivendo nas cidades, em casas que não possuem terrenos muito grandes, ainda assim podemos usufruir a alegria de colher frutas no pé.
Acerola
A satisfação pode começar muito antes, quando depositamos uma sementinha em um recipiente e aguardamos a germinação. Daí, podem-se acompanhar todos os passos, desde o transplante da muda crescidinha, para um recipiente maior, o cuidado diário com regas, adubações, limpezas, observar surgirem os botões que se abrem em flor, ver o frutinho surgir e desenvolver-se até a colheita.
Jambolão
Tenho feito essa experiência há algum tempo e os resultados já me encantam e aos meus visitantes: amigos, parentes e passarinhos.  Todo mês de junho, faço meu delicioso quentão de laranjinha kinkan com frutas colhidas no meu jardim. Já colhi pitangas, amoras e acerolas e este ano minha jabuticabeira produziu tanto que chegou a sobrar no pé.
Maçaramduba
Araçauama
Cagaita
É claro que algumas espécies, principalmente aquelas cujas árvores  e frutos são menores, adaptam-se melhor em vasos, do que as que são muito grandes como os abacateiros, os pés de conde e os ingazeiros, por exemplo.
Agora que tomei gosto, tenho trazido sementes das viagens, especialmente de frutas que são nativas do cerrado. Estou experimentando cagaita, maçaranduba, araçauama e rubatão. Este último, uma mudinha trazida de presente do nordeste pela minha grande amiga e comadre Dayze Magalhães, está sendo um desafio. O pezinho veio bonito, mas mesmo com todos os cuidados não tem se desenvolvido e não está com a aparência boa. É claro algumas espécies não se adaptam e perder uma ou outra é natural.
Sei que há casos de pessoas que, não possuindo um jardim, ou quintal, cultivam suas frutinhas até em varandas de apartamentos. É assim mesmo. Quando tomamos gosto por uma atividade damos um jeito de viabilizar. Esses pequenos prazeres costumam  tornar o nosso dia a dia mais especial. 
Mangueira

Um comentário: