domingo, 27 de novembro de 2016

CONVERSAS DE JARDINEIROS - A NATUREZA É PELA DIVERSIDADE

 Quando planejei meu jardim, juntamente com uma paisagista, quis algo bem prático, fácil de manter e que fosse feito com espécies brasileiras no estilo  tropical. Optei por um gramado maior e canteiros apenas nos cantos e placas nos muros.  Elegi as bromélias, as orquídeas, estrelitzias  e pequenas palmeiras como as espécies predominantes. Para dar um pouco de altura, optamos por dracena tricolor. O jardim praticamente se resumia a isso. Não é pouco se considerarmos a enorme variedade das plantas escolhidas, especialmente das bromélias.
Perdi esse canteiro de cimbídios, atacado por cochonilhas de raiz
O jardim ficou bonito, claro e leve como eu desejava. No entanto, frequentemente as plantas eram atacadas por pragas, principalmente as cochonilhas. Cheguei a perder um canteiro inteiro de orquídeas cimbídios que foram atacadas por cochonilhas na raiz e que, apesar de um grande esforço para disseminar as pragas, estas acabaram por destruir o conjunto.
Um dia, relatando isso a um professor de fitotecnia, com grande experiência em plantas, ele me alertou: a natureza é pela diversidade. Se quiser minimizar o problema, uma das possíveis soluções é aumentar  a variedade de plantas no jardim.
Assim sendo, devagarinho fui introduzindo novas espécies sem descaracterizar meu jardim tropical. Introduzi sagu, pleomele, nolina, dracena fita pendente e cordiline. Depois acrescentei um manacá da serra,  buganvileas e deixei ficar as samambaias e avencas que brotaram espontaneamente no meio das plantas.


Manacá da Serra deu mais
cor ao jardim
Palmeira Petrópolis, sagus e pleomele compuseram
bem com as bromélias


Samambais brotam espontaneamente entre as orquídeas e bromélias

Ripsalis nas placas do muro
E chifres de veado 
Também aos poucos, nos vasos e placas fixados nos muros, acrescentei suculentas, ripsális, chifre de veado e cactos sem espinhos.
A natureza é pela diversidade
Cacto em floração
Foi uma boa decisão. Além de mais divertido, e menos sujeito ao ataque de pragas, o jardim ficou também mais bonito. É bom que os jardins  tenham a cara de seus donos e eu sou bem menos organizada que a primeira versão do projeto sugeria.
Apesar e ser um pouco trabalhoso, vale a pena manter um jardim, pois possibilita um exercício de aprendizado permanente. 
Ver a vida surgir a partir de uma semente, ou de uma estaca, esperar o crescimento, presenciar a floração, observar os visitantes, borboletas, passarinhos, joaninha e besouros, os calangos tomando sol no muro, tudo isso é muito relaxante e inspirador.  Cuidar de um jardim ajuda-nos também a nos conhecermos melhor. Sem contar que apreciá-lo e meditar, observando o vento bater levemente nas folhas é uma preciosa forma de relaxamento que somente quem já experimentou pode comprovar.

Um comentário:

  1. Parabéns, menina! pelo jardim! pelo encantamento com a diversidade! pelo texto! Saudade de você. Beijos!

    ResponderExcluir