segunda-feira, 31 de outubro de 2016

DIA DO SACI (E também do Curupira, do Boitatá, da Mula Sem Cabeça e de Outros Entes Misteriosos)

Como vive a repetir uma grande amiga, dessas enraizadas até a alma com a cultura brasileira: que Halloween que nada, 31 de outubro é dia do Saci.
Não por coincidência, hoje conheci a coleção, “O Folclore do Mestre André” do escritor mineiro, Marcelo Xavier.
É uma gostosura o conjunto formado por “Mitos”, “Festas” e “Crendices e Superstições”. Esse último então, é um apanhado abrangente que, por intermédio de  enredo bem amarradinho vai desfilando, uma após outra, as crenças que prevalecem nas diversas regiões brasileiras.
Para quem tem origens rurais como é o meu caso, ou para os amantes de histórias, mitos e lendas, a coleção é, como se diz, um prato cheio.
Três livrinhos deliciosos do escritor
e artista plástico Marcelo Xavier
O conjunto dos livros tornou-se ainda mais interessante, pela forma como foi desenhado. Pelas mãos do mesmo escritor, que é também artista plástico, as páginas foram ilustradas com belos cenários construídos com figuras, objetos, paisagens e outros elementos feitos em massinha, compondo cada cena descrita de maneira muito singular, como é o folclore brasileiro.

Encantada pele descoberta, não do autor, que já conhecia, mas dessas três joias de livrinhos,  compartilho. E recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário