domingo, 8 de maio de 2016

CONVERSAS DE JARDINEIROS - Limpezas do Outono

Outono, como se sabe, é a época em que tem início o repouso das plantas. Muitas perdem as folhas e adormecem no inverno, para ressurgirem plenas no início da primavera.
Nesse período, o jardim merece vários cuidados. As regas podem diminuir, apesar de praticamente não chover; a temperatura se torna mais amena e não há tantos ventos quanto em agosto.
Ainda não é o melhor tempo para as podas mais intensas (que devem ser feitas preferencialmente em julho e agosto), mas é  hora de limpezas de manutenção mais frequentes. É intensa a queda de folhas e o surgimento de flores caducas, amareladas e ressecadas, após floradas anteriores.


Alpíneas e o ...

canteiro de bromélias "agradecem" a limpeza

Enganam-se os que  minimizam o efeito das limpezas de manutenção nos jardins. Para que estejam bonitos e saudáveis o ano inteiro, essa prática é fundamental. Além de feios, amontoados  de folhas caídas, galhos secos e flores murchas formam um ambiente propício ao surgimento de pragas, principalmente as cochonilhas.
E a mini orquídea também

a Vanda já está florida
Merece atenção o combate às formigas que são mais ativas nessa época do ano. Lesmas também gostam de atacar no outono e no inverno.
Além desses cuidados, pode-se também intensificar a adubação das orquídeas, principalmente os dendróbios (olho de boneca), oncídios (chuva de ouro) e cimbídios, cuja floração se dará nos próximos meses.
O outono é também, aqui na nossa região, a melhor época para replantar a horta e adubar os vasos. 
Casulo dourado
Liquens
Dependendo do tamanho e da quantidade de canteiros e vasos, é um trabalho pesado. Todavia, os verdadeiros amantes dos jardins, raramente abrem mão dessa atividade, ou pelo menos de acompanha-la bem de perto. São poucos os jardineiros e ajudantes de jardinagem que sabem fazer isso com maestria. Além do mais, esse trabalho permite explorar visualmente o jardim com mais atenção, sendo frequente a descoberta de preciosidades, como um casulo dourado e um novo amontoado de líquens se formando no caule de um arbusto. 
Minha rotina no jardim inclui a retirada de folhas secas e caídas, e a eliminação de caules de flores caducas, praticamente todos os dias. No entanto, na semana passada, peguei para dar uma limpeza melhor. O resultado, como de hábito, foi gratificante. Parece que os canteiros clareiam e até ficam maiores com esses cuidados.
De quebra, como os canteiros de alpíneas estavam muito vigorosos, a limpeza rendeu uma bela braçada de flores. Estas serviram para enfeitar a mesa de almoço do dia das mães que, claro, depois dessa trabalheira toda, foi posta no jardim.
Jardim limpo, mesa posta. Foto Marcella Pônzio

Nenhum comentário:

Postar um comentário