domingo, 22 de maio de 2016

22 de Maio – Dia de Santa Rita

Muitos dizem que em Viçosa  há duas unanimidades: Arthur Bernardes e Santa Rita. Discordo veementemente. Aqui, o único consenso, quase inquestionável, é Santa Rita. Até os que não são católicos lhe dedicam respeito, admiram sua história e encantam-se com a grandiosa fé que a maioria do povo da terra lhe dedica. Não é para menos. A saga de Santa e seus incontáveis milagres alimentam essa devoção.
Ela nasceu na Itália, na região de Cássia, no século XIV e seu nome de origem era Margherita, que originou Rita. Conta-se que, desde cedo, manifestou sua intenção de tornar-se religiosa, mas, como era de costume à época, seus pais obrigaram-na a se casar com um homem temperamental e rude. Mesmo em um ambiente familiar violento, tudo fez, durante dezoito anos, para manter a paz e a harmonia. Teve dois filhos.
Seu  marido acabou sendo assassinado e os filhos, também como era costume à época, juraram vingar a sua morte. Então Rita orou e pediu a Deus que não permitisse que os filhos se tornassem assassinos. Tomados pela peste, os dois morreram antes de realizar o intento.
Assim, viúva e sem filhos, ela tentou entrar para o convento das Agostinianas de Cássia e foi recusada, porque ali só podiam entrar virgens. Então orou e pediu a Deus que lhe ajudasse a realizar seu sonho.
Certa noite, mesmo com as portas de acesso plenamente trancadas, milagrosamente, Rita apareceu dentro do convento, o que levou as religiosas que o dirigiam a aceitá-la. Ali se consagrou à oração e à penitência. 
Conta ainda a tradição que, já velha e doente, ao ser visitada por uma prima, Rita pediu-lhe que trouxesse rosas e figos do jardim da casa onde morara. Não foi levada a sério, pois era inverno rigoroso e tudo estava coberto de neve. No entanto, ao passar pelo jardim da antiga residência, a prima observou que a roseira estava repleta de rosas e a figueira com belos figos. Então ela os colheu e levou-os à Santa .
Santa Rita faleceu em 22 de maio de  1457, e foi canonizada em 1900.
Há inúmeros relatos de prodígios realizados por ela, por isso é considerada “a patrona das causas impossíveis”. Tem devotos espalhados pelo mundo inteiro e no Brasil são muitas as cidades, que, assim como Viçosa, a elegeram como padroeira.
Em sua homenagem, é costume fazer procissões e festas, neste dia. Diversas preces e orações são entoadas à Santa. Cada um cultiva a sua com respeito e reverência. No meu caso, tenho enorme fé pela Novena que transcrevo a seguir:

Novena de Santa Rita de Cássia     
  1. Acender uma vela de 7 dias;
  2. Rezar um Pai Nosso e 9 Ave Marias;
  3. Oferecer a Santa Rita de Cássia;
  4. Fazer a oração, com  o(s) pedido (s).
Oração à Santa Rita
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita de Cássia, eis a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio, a vós recorre com doce esperança   de ser atendida pela Senhora, que tendes o incomparável título de santa dos casos impossíveis e desesperados. Ó Santa, interessai-vos por mim e intercedei  junto a Deus para que me conceda a graça que tanto necessito (fazer o (s) pedido (s)). Não permitais que tenha que me afastar de vossos pés sem ser atendida. Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de obter as graças que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei meus pedidos em vossos preciosos méritos e apresentai-os a Jesus Cristo em união a essa prece. Ó Santa Rita, advogada  dos casos impossíveis, rogai por nós.

5.  Apagar a vela todas as vezes que terminar a oração  
6. No nono dia, deixar a vela queimar até o fim. 


Este mini estandarte compus para minha filha
levar na mala que a acompanhou em viagem
de estudos ao exterior. Ele permaneceu na parede
do seu quarto durante todo o período em que esteve
 fora. Tenho fé que a proteção e as bênçãos de Santa
Rita foram decisivas para que tudo corresse bem
durante  a sua permanência na Inglaterra e nas
diversas  viagens  que empreendeu no período.


Nenhum comentário:

Postar um comentário