terça-feira, 26 de janeiro de 2016

3. Segundo Dia na Chapada

 

Primeiro poço da Cachoeira
do Tiburtino


Meus companheiros de viagem seguiram nesse dia para o Poço Azul e o Poço Encantado. As atrações localizam-se, respectivamente a 64 km e 45 km de Mucugê, nos municípios de Nova Redenção e Itaetê. O animador, para quem aprecia belezas naturais e não gosta de fazer trilhas e caminhadas, é que é possível ir de carro até os dois pontos turísticos.O Poço Azul fica dento de uma gruta, sendo uma das belezas mais marcantes da Chapada, com águas extremamente limpas e que toram-se especialmente bonitas com o reflexo do sol. Em uma caverna no local, foi encontrado o fóssil de uma preguiça gigante (animal que pesava cerca de cinco toneladas) e que, segundo estudos, é um dos maiores mamífero da pré-história; o bicho teria vivido na Era do Gelo. Esse importante achado histórico arqueológico  foi fruto dos trabalhos da equipe do Museu de Ciências Naturais da PUC MG - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O Poço Azul fica em área particular, fora dos limites do Parque Nacional e nele faz-se flutuação, porém com o período de permanência limitado a 20 minutos durante a alta temporada.O Poço encantado é,segundo os guias de orientação da Chapada, atração estrelada. Suas águas cristalinas possuem uma profundidade aproximada de 60 m. Com vistas à preservação do local, a flutuação não é permitida e o prazo de permanência dentro da caverna é limitado a 15 minutos. Entre dez da manhã e meio dia e meia, os raios de sol atravessam as pedras e oferecem um espetáculo de rara beleza.  

Meus companheiros de viagem voltaram maravilhados, especialmente minha filha que é bióloga e se esbaldou nadando nas mesmas águas onde foi encontrado o fóssil da preguiça gigante. No entanto, ficaram bastante decepcionados por perceber que as duas atrações encontram-se fora dos limites do Parque Nacional e que são explorados por particulares, apesar de alguns cuidados terem sido observados com rigor, como o tempo de permanência nas cavernas.Flutuações e passeios dentro de grutas não são brincadeiras que gosto muito, por isso, preferi visitar o  Projeto Sempre Viva, Museu do Garimpo, Trilha e Cachoeira do Tiburtino, localizados no Parque Municipal de Mucugê. O acesso pode ser feito de carro até a entrada das atrações, que ficam a quatro quilômetros da cidade.

Museu do Garimpo

O Museu do Garimpo é uma linda construção em pedras incrustada entre rochas e grutas, com acervo bem interessante. Ao seu lado, encontra-se um pequeno trecho da Estrada Real, com pouca sinalização e precárias condições de preservação. Como em praticamente todo o Brasil, os primeiros habitantes de Mucugê foram os índios; no século XVII chegaram os portugueses, e a descoberta de ouro e diamantes na região deu-se por volta de 1840.

O Projeto Sempre Viva foi criado para proteger plantas conhecidas como sempre vivas, espécies de grande beleza, que ocorrem fartamente na região da Chapada,  mas que chegaram a ser ameaçadas de extinção em decorrência da exploração desordenada. Suas flores que abrem e fecham de acordo com o clima, possuem elevado valor comercial e foram amplamente comercializadas até meados do século passado. Na sede do projeto encontram-se expostos diversos arranjos e composições com as plantas, inclusive um buquê feito em 1958 que encontra-se intacto.

Sempre-vivas brotam
entre as pedras

Orquídeas no caminho

O acesso à Cachoeira do Tiburtino  é feito a partir do Museu e passando-se pela cachoeira da Piabinha. O percurso, por trilha de três quilômetros, é facilmente feito em cerca de meia hora. A trilha é plana, bastante bonita e bem sinalizada. Sendo uma das poucas da região que podem ser feitas sem obrigatoriamente estar acompanhado de guia, foi uma das que mais aproveitei, pois pude parar para apreciar várias vezes. A trilha merece essa calma, pois é pontuada de plantas lindíssimas, especialmente orquídeas e bromélias.
A sequência de diversas quedas d’água e poços que constituem o que é chamado de cachoeira do Tiburtino forma um espetáculo encantador. As águas são extremamente limpas e a sua temperatura é morninha e bastante agradável.Pode-se percorrer um trajeto considerável, entre pedras com diversas piscinas naturais propícias ao banho.   Nesse passeio fiz amigos e com alguns deles retornei de carona.
Sequência de poços
Ao escurecer, plena de tanta beleza, revigorada e disposta cheguei à cidade. Ainda me animei a comprar um vinho e fazer uma macarronada para apreciar com  meus companheiros que somente retornaram com a noite bem avançada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário