domingo, 31 de janeiro de 2016

Diário da Chapada Diamantina – 4. Trilha ao Canyon das Sete Quedas, Cachoeira do Funil e das Andorinhas


Para esse trajeto, a partir de Mucugê,  percorrem-se 2 km de carro até o inicio da trilha de 7 km que dá acesso à cachoeira do Funil.  O percurso tem grau de dificuldade moderado, com alguns trechos mais íngremes e  passagens em pequenos túneis de pedras. O caminho é todo pontuado por vestígios de garimpo artesanal ainda frequente na região. Deparamos com suas tocas feitas em pequenas grutas nas pedras que lhes servem de moradias, algumas com vasilhas, fogão e cama  improvisados no com pedras e madeira. Éramos guiados por Luisão, caminheiro experiente da Chapada, uma figura rara,  que conhece a história e a geografia do local como a palma da mão.



Trilha com linda  vegetação 



Trajeto pelo canyon 
... das Sete Cachoeiras



Gruta que serve de morada de garimpeiros
Cascalhos do garimpo

Utensílios em gruta de garimpeiro
Foto: M. C. P. 


 A vegetação da trilha é típica de cerrado e dos  campos de altitude, com uma flora exuberante. Além de orquídeas, trepadeiras, clúseas e bromélias, entre outras plantas de grande beleza, nesse percurso deparei com uma das cenas mais impressionantes que já observei na natureza: uma touceira de crossandra, uma planta carnívora que nasce no meio da rocha. Entremeada com sempre-vivas formou um canteiro espetacular. Se eu não tivesse visto mais nada de interessante nessa viagem, somente aquele conjunto já teria valido o deslocamento de mais de 1.500 km para chegar à Chapada Diamantina.
Crossandra: planta carnívora
nativa da Chapada
Lago da Cachoeira do funil
Foto: M. C. P.
Depois de cerca de uma hora de caminhada, a parte final do acesso à Cachoeira do Funil é feito descendo-se uma pequeno trecho em pedras. Depois ou contornam-se as pedras pelas laterais até a queda d´água, ou mergulha-se e segue nadando. A cachoeira é pequena, porém muito bonita e cai dentro do Canyon das Sete quedas.
Descansarmos um pouco da caminhada e usufruirmos a beleza e o frescor das águas limpas. Em seguida trilhamos pelas laterais do leito do rio, dentro do canyon. No percurso passa-se por sete cachoeiras, razão do nome do local. Depois de caminhar por cerca de 40 minutos dentro do canyon, alcança-se a Cachoeira das Andorinhas, uma queda d´água maior, porém devido às secas, com pouca água. Nessa altura, começou a chover e o guia achou melhor que saíssemos  dali, devido ao perigo de uma cheia súbita em função de uma tempestade maior na cabeceira. Trilheiros prudentes aprendem rápido que se um trajeto exige a presença de guia é porque representa risco de ser feito sem orientação.

Retorno debaixo de chuva
Foto: M. C. P.
Retornamos debaixo de chuva, obviamente  por outro caminho já que havíamos caminhado rio abaixo. A trilha de retorno possui praticamente as mesmas atrações da de ida, porém o grau de dificuldade é um pouco maior, porque há mais subidas. Isso foi agravado pelo fato de que  a volta foi feita debaixo de chuva, o que não diminuiu em nada o prazer da caminhada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário