sábado, 24 de outubro de 2015

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Durante doze anos ensinei, na faculdade onde trabalho, a disciplina Teoria Geral da Administração (TGA). Não foi sem receio que a assumi logo nos primeiros anos de funcionamento da instituição.
Essa disciplina – e os que estudaram administração sabem bem disso – costuma assustar  estudantes e também desanimar os professores responsáveis por ela, em função da elevada carga teórica que compõe o seu programa analítico. Os objetivos que a disciplina pretende alcançar não são modestos e, introduzir os iniciantes nesse árido mundo da gestão não é tarefa simples.
Ainda assim, durante o tempo em que fui responsável pela disciplina, que é oferecida aos alunos de Administração, de Sistemas de Informação e de Engenharia, estabeleci um convívio harmonioso e divertido com meus estudantes, cuidando, na maior parte das vezes de estabelecer uma “ponte” entre os temas abordados e a minha experiência profissional. Foi um período rico de aprendizagem e de formação de uma vasta e preciosa rede de contatos.
Há pouco mais de um ano fui abordada pela coordenação, sobre a possibilidade de assumir outra disciplina. Como ensinar Administração de Recursos Humanos era o meu desejo maior, tendo em vista a minha experiência e paixão por essa área, assumi o novo desafio e me despedi da TGA, não sem uma pontinha de pena.
Naquela oportunidade, a nova professora da disciplina consultou-me sobre a possibilidade de utilizar as minhas “Notas de Aulas”, já que conhecia o material e considerava-o de boa qualidade. 
Pouco tempo mais tarde, ela sugeriu a ideia de editar o material e disponibilizá-lo na biblioteca da Faculdade, para democratizar o seu uso e facilitar a consulta. Concordei e o material foi submetido a uma formatação mais profissional e à apreciação da bibliotecária.
Disso resultou o lançamento do projeto de edição de uma série intitulada "Cadernos Didáticos de Administração". O seu primeiro produto é a apostila que mostro com todo orgulho, agradecendo  à minha chefe Camila Vitarelli, pela grande confiança que sempre deposita no meu trabalho. Agradeço também ao colega Deocleciano Santa Rosa Martins, nosso querido Deo e à não menos estimada Bibliotecária Denise Maria Nery Euclydes, que ao colocarem suas mãos e seus talentos no meu singelo trabalho, conferiram-lhe um caráter profissional e digno de ser publicado.
O primeiro número dos
Cadernos Didáticos de Administração


Ficha catalográfica
Finalmente, não posso deixar de mencionar meus queridos alunos que são  a razão de todo o meu esforço e dedicação a essa espinhosa, porém tão estimulante causa de ensinar. A eles dedico o trabalho, agradecendo-lhes pela valiosa oportunidade de atuar nesse grande palco de aprendizagem que é a sala de aula.

Um comentário:

  1. Parabéns, Maria Inês. Tenho certeza que o conteúdo da 'bichinha' bonita será também de muita utilidade, tanto para seus estudantes como para os demais que tiverem acesso à ela! Onde consigo adquirir um exemplar da 'bichinha'?

    ResponderExcluir