quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SÃO JUDAS TADEU

Ele foi um dos doze apóstolos, grande amigo e companheiro de Jesus em Sua jornada de pregação do bem. Filho de um irmão de São José e de uma irmã de Nossa Senhora era, portanto,  primo-irmão do Salvador. Além de Judas Tadeu, seus irmãos Tiago e Simão foram ambos discípulos de Cristo.
São Judas Tadeu, por ter o mesmo nome do traidor, chegou a ser confundido com esse, o Judas Iscariotes.
Na tradição católica, São Judas é o protetor das causas impossíveis, tendo sido assim eleito, em razão de sua grande proximidade, parentesco e amizade com .Jesus.
Quando componho um estandarte, busco, antes de tudo, relatar a história do santo homenageado e tento retratar sua trajetória por intermédio de elementos simbólicos que deem algum significado  à peça.
Embora os registros que pesquisei não tragam referência a isso, elegi meu querido São Judas Tadeu, obviamente em função da sua história, também como o protetor dos irmãos, primos e amigos.
Meu pai teve mais de dez irmãos; minha mãe, oito. Praticamente todos os tios, tiveram muitos filhos, então, além da felicidade de ter tido sete irmãos, possuo uma profusão de primos espalhados por esse Brasil.
O estandarte que mostro aqui foi iniciado em 2013, num período em que minha filha se preparava para ir para a Inglaterra. É impressionante como arte é, além de um exercício planejado, uma obra do nosso inconsciente. Somente depois que estava com a peça praticamente pronta, percebi que o arranjo que utilizei para ornar a parte inferior do estandarte, era uma forte referência à bandeira daquele país.
Corações, flores e pedras preciosas para
representar a beleza da amizade
Agora ao acabá-lo, ocorre-me que o Santo pode ser eleito o protetor dos primos e das belas relações de amizade e camaradagem existente entre eles. Costumo dizer que irmãos são poderosas bênçãos de Deus com as quais somos agraciados. E que primos são brindes extras, ou seja, mais uma grande demonstração de amor que o Criador tem por nós. Além dos irmãos e primos, ao nos permitir possuir e cultivar boas e sólidas amizades, Deus nos premia ainda mais e pontua nosso difícil caminhar com alentos impagáveis.
Ao concluir meu estandarte de São Judas Tadeu tive em mente a importância e a grandeza dessas relações: lembrei-me muito dos meus queridos irmãos, das boas e duradouras relações que mantenho com primos tão estimados e do quanto sou privilegiada por contar amigos especiais. Assim, espalhei corações, pedras preciosas e flores pela minha composição, esperando, com esses elementos, retratar um pouco do simbolismo presente nessa incomparável graça de possuir irmãos, primos e amigos. E com eles manter relações de afeto tão preciosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário