quarta-feira, 14 de outubro de 2015

CONVERSAS DE JARDINEIROS – Jardins e Plantas dentro de Casa

Tenho sido abordada por pessoas que me dizem: Você fala sobre jardins e plantas em seu blog, mas nunca menciona como devemos fazer para manter bonitas as plantas que temos dentro de casa. Ou então: acabei de comprar/ganhar uma planta e quero saber como fazer para mantê-la linda e sempre florida.
Primeiramente gostaria de repetir que não sou uma especialista em plantas ornamentais, mas apenas uma grande amante, cuidadora e curiosa por essas lindezas. E, como já me declarei pitaqueira aqui no blog, e incentivada por essa primavera seca e linda que estamos vivenciando, vou mais uma vez, meter minha colher.
Sabemos que, naturalmente,  plantas, não foram feitas para viverem confinadas, embora muitas resistam em grutas, cavernas e ambientes até mais inóspitos. Nos últimos anos, avanços tecnológicos têm permitido intervenções significativas na  reprodução, fertilização e principalmente na floração das espécies  mais cobiçadas. 
Um jardim maior e com espécies variadas
pode ser mantido dentro de casa
Isso faz com que plantas adquiridas nas exposições, feiras, floriculturas e até em supermercados, muitas vezes não se adaptem em nossa casa. Pudera! Para serem produzidas de forma a ficarem lindas, exuberantes e comercialmente atrativas, elas são submetidas a rigoroso controle de temperatura, umidade e ventilação e recebem fertilizantes altamente eficazes. Em estufas, são poupadas até de um simples pousar de inseto, o que poderia provocar mancha nas folhas, ou outros pequenos sinais. Sem contar a grande carga de hormônios que incentivam a floração e diversas outras intervenções que direcionam o crescimento, o formato e outros aspectos da planta.
O efeito que um vaso de orquídea faz dentro
de casa é espetacular
Mas esse papo não é para desanimar ninguém. Ao contrário,  apesar de todas essas tentativas para que passemos a ser consumidores e descartadores permanentes de plantas, como fazem muitos nos países desenvolvidos, é possível manter uma conduta mais próxima da natureza e mais ecológica, se soubermos cuidar de nossas plantas. Podemos praticar o gostoso hábito de trocar mudas e oferecer a elas cuidados naturais como água na dose adequada e um solo bem nutrido, sem exageros de produtos químicos, mantendo-as em locais onde possam viver bem.
Uma casa bonita e agradável pode ser ainda mais charmosa com a presença de plantas, que não precisam ser muitas, nem grandes. Há opções para todos os gostos, todos os bolsos e até para a falta de tempo para cuidar. Desde os cactos e suculentas, que praticamente não dão trabalho, além de uma ou algumas colheres de água por semana, até um belo canteiro formado por espécies variadas e que pode ser instalado dentro de casa. Há fartura de espécies que se adaptam dentro de casa, algumas simples folhagens, outras de floradas exuberantes. 
Simples e pequenos vasinhos de cactos e suculentas
já fazem a diferença na decoração
Há tempos, as folhagens mais usadas dentro de casa eram as samambaias. Hoje estão meio “fora de moda”, sendo substituídas por variadas espécies de palmeiras, dracenas, suculentas e as sempre muito admiradas orquídeas e bromélias. Todas essas se adaptam bem na sombra e permanecem bonitas durante muito tempo em ambientes fechados, especialmente se forem mantidas em local claro e bem ventilado.
Palmeira chamedória: boa opção
para dentro de casa
Por experiência, aprendi que, mesmo plantas que não morrem se ficarem  nessas condições, precisam eventualmente saírem para respirar um pouco lá fora. E que ataques de pragas e fungos são muito mais frequentes em plantas dentro de casa do que fora. Assim, uma boa prática é levar os vasos para fora de casa de vez em quando, deixando-os  lá, por uns  tempos. Nesse  período, aproveita-se para repor o substrato, adubar, fazer pequenas podas e, claro, regar com fartura, lavando bem as folhas e caules, o que evita principalmente o ataque das cochonilhas. Há vasos e cachepots que possuem rodízios, o que facilita essa operação.
Dá um pouquinho de trabalho, é claro, mas o que se obtém em troca não tem preço. E, por favor,  não venha alguém me dizer que prefere ter flores e plantas artificiais, porque não morrem nunca nem dão trabalho e que atualmente há exemplares tão parecidos com os naturais que fica difícil não confundi-los.  Com todo o respeito que as escolhas de cada um merecem, nesse aspecto sou irredutível: planta artificial pra mim chega a ser uma ofensa.
Assim como a dracena malaia
Crássula: bonita e resistente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário