sábado, 22 de agosto de 2015

Dia do Folclore

Aqui no Brasil, desde 1965, no dia de 22 de agosto é comemorado o dia do Folclore. A palavra significa cultura, ou saber do povo. Assim, diversas manifestações como histórias, mitos e lendas, danças, brincadeiras, artesanato e festejos populares fazem parte do folclore de um povo ou de uma região.   Amo e me comovo diante da riqueza da cultura brasileira. Até hoje ainda choro quando leio ou escuto a história do Negrinho do Pastoreio, uma beleza de narrativa do folclore gaúcho. Igualmente me emociono com a lenda do Boto, típica da região amazônica. Da mesma forma, o Nordeste tem um folclore muito rico. Nossa Minas Gerais é também repleta de manifestações que enriquecem o imaginário de seu povo, conferindo-nos uma identidade toda peculiar.  Enfim, é de uma riqueza sem par o folclore brasileiro. Coisa para encher a gente de orgulho. 
Bordados feito a mão, na região de São Gonçalo do Rio das Pedras, no Vale do Jequitinhonha
Algumas localidades comemoram o dia com eventos, como desfiles, exposições, rodas de contação de histórias, danças típicas e diversas outras manifestações. Infelizmente, aqui na região de Viçosa, parece que a data passa batido. Sinal de que a nossa administração pública não demonstra ser sensível a esse aspecto tão importante na formação de um povo e na consolidação de sua identidade.
Caboclos, dança típica de Minas, em apresentação em Ouro Preto
 

Um comentário:

  1. Querida Professora !
    Estava fazendo uma busca no Google, pelo celular de “Sorvete de Jabuticaba” e encontrei uma receita em um blog, que, em minha opinião era segura o suficiente para tentar em casa. Quando abri no computador para poder imprimir, tive a agradável surpresa de conhecer e admirar aquela que o escreve.
    Não é de hoje que me identifico com a sra. Desde o começo do curso da faculdade e no fim quando a convidei para ser coordenadora da minha monografia.
    Adorei os assuntos do Blog e vou acompanhar. Foi bom revê-la e aprender mais um pouco com a sra, mesmo que virtualmente. E a sra está convidada a conhecer outro lado de Minas Gerais, chega mais para um “dedim de prosa”, e ensinar umas receitinhas de frutas da época aqui no noroeste do estado!
    Grade Abraço
    Brigite Kich

    ResponderExcluir