domingo, 30 de agosto de 2015

Conversas de Jardineiros - Intercâmbio de Plantas

Quem ama jardins dificilmente resiste a obter plantas das regiões que visita. Em minhas andanças, ainda poucas, diante do que gostaria, não resisto e vivo trazendo sementes e mudas. Desafio os verdadeiros apaixonados por jardinagem a dizerem se também não fazem isso.
Sei que muitas delas podem se perder, porque não vão se adaptar. Há cerca de três anos adquiri, em uma viagem, um exemplar de uma mini palmeira chamedória italiana. A planta vinha da Holanbra, conhecidamente a maior região produtora de ornamentais do Brasil. Tenho tratado dela conforme as recomendações do produtor que vieram impressas na etiqueta e, ainda assim, a pobrezinha apresenta um desenvolvimento pífio. Raramente solta uma folha nova e não se encorpou, mesmo já tendo ocorrido tempo suficiente para que isso ocorresse.
A chamedória italiana
que não se desenvolve
No ano passado estive visitando o noroeste da Bahia e encantei-me, mais uma vez. Surpreendi-me ao descobrir que no Estado existem três biomas diferentes: o Cerrado, a Mata Atlântica e a Caatinga.
No lugar onde eu menos esperava, encontrei uma profusão de orquídeas: habitando um Juazeiro, árvore tão rústica quando a Caatinga onde ela vivia. É claro que eu trouxe uma muda da orquídea da Bahia. Para minha grande surpresa e, ao contrário da chamedória italiana de que falei, a lindeza adaptou-se bem onde moro, apesar do clima tão diferente de onde ela veio.
Fixada na placa de madeira junto ao muro
Fixei-a em uma placa de madeira bastante rugosa, tal como o tronco da árvore onde a vi ocorrer na natureza, e coloquei-a junto ao muro de casa, no local onde há a maior incidência de sol na área. Apenas um ano depois, ela encontra-se em plena floração. Enraizou-se além da placa, atingindo o muro, onde está fixada. Surpreendentemente deu cinco cachos dos quais três já se encontram abertos.
É bacana demais viver de olhos atentos às maravilhas da natureza. A descoberta de que, assim como nós, um jardim nunca está pronto e pode ser enriquecido e melhorado a cada dia, é, sem dúvida, uma das mais gratificantes.

Compondo lindamente com a bromélia que já existia no jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário