sábado, 15 de agosto de 2015

15 de Agosto – Assunção de Nossa Senhora

Hoje é celebrada, pela tradição católica, a Assunção de Nossa Senhora. Acredita-se que quando da sua morte, a Santa tenha sido elevada aos céus em corpo e alma. A festa da Assunção é celebrada em muitos lugares. Em Portugal, por exemplo, é feriado nacional, há romarias e celebrações por todo o país.
A tradição consolidou diversas referências a Nossa Senhora, como Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, entre outras. No Brasil, como se sabe, a padroeira é Nossa Senhora Aparecida, uma versão bem nossa da Santa.
Ser devoto dela é muito comum por aqui.  Certa vez, Fernando Sabino, nosso inesquecível romancista e contista mineiro, concedeu uma entrevista que ficou para a história. Ao ser perguntado se acreditava em Deus, ele teria respondido que, em Deus tinha dúvidas, mas que cultivava uma crença convicta e muita fé em Nossa Senhora.
Nessa minha brincadeira de compor estandartes, vivo me debatendo em dúvidas sobre as imagens dos santos, já que muitos são erroneamente identificados na internet. Costumo fazer os estandartes utilizando como referências, as crenças e tradições em torno do santo. Desde que comecei, pensava em fazer um de N. Sra. do Rosário, que é, na minha opinião, uma das santas mais homenageadas com belos estandartes, por esse Brasil afora. Creio que seja por causa da força da tradição da festa do Rosário e de suas congadas, cujos cortejos são abertos com  peças muito bonitas.
O estandarte foi composto sobre fundo roxo, utilizando-se
 diversos tons dessa cor, de azul, amarelo e  dourado.
Mandei imprimir a imagem e, depois de começado o trabalho, acabei tendo dúvidas sobre se aquela seria realmente a imagem da Santa, que aparecia também com outras representações onde pesquisei. Na incerteza, bordei, “Salve Rainha”. Terminei meu estandarte há poucos dias. O momento foi bem oportuno, dada a comemoração do dia de hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário