segunda-feira, 10 de agosto de 2015

COMIDINHAS - Compota de Carambola

 Dizem os que estudam a cultura mineira e a sua culinária,  que a nossa mania de fazer compotas de frutas tem origens nas dificuldades de conservá-las nos tempos em que  não havia geladeiras. E que tal hábito foi fortalecido porque o nosso estado além de muitas frutas, é também um bom produtor de açúcar. Ainda bem que herdamos essa tradição de nossas avós, porque isso  é uma gostosura. 
A carambola é linda no pé
E na fruteira

  Este ano meu pé de carambola carregou. Nos meus tempos de criança essa era uma fruta até pouco valorizada. Produzia com fartura e mais de uma vez ao ano. Assim, não tínhamos tanta preocupação em conservá-la. Mas agora, a bandejinha da fruta, com quatro ou cinco unidades, tem aparecido nos supermercados custando mais de quinze reais. (um quilo por volta de trinta reais).  Uma verdadeira afronta, já que a sua produção é tão simples.
Minha filha, depois de quatorze meses morando fora, está retornando ao Brasil na próxima semana, se Deus quiser. Quando lhe disse que o pé de carambola havia carregado, ela pediu que guardasse algumas para ela. Sendo a fruta bastante perecível, ocorreu-me fazer uma compota para ela.
A receita que reproduzo a seguir tem uma história interessante. Minha mãe sempre cultivou o pomar com muito gosto; possuía, entre diversas outras espécies, dois belos pés de carambola. Certa vez recebeu a visita de Rejane Machado,  escritora residente no Rio de janeiro, com parentes em nossa região, que impressionada com a fartura de carambolas e penalizada por vê-las perdendo, ensinou-a a fazer a compota.
O processo é muito simples, como se pode ver na receita a seguir. A compota dura meses na geladeira,  se for guardada em potes de vidro esterilizados e submetida à fervura em intervalos de aproximadamente dez dias. 

A compota, além de gostosa, fica muito bonita
 COMPOTA DE CARAMBOLA

Ingredientes
- Dez carambolas de tamanho médio, maduras ou “de vez”;
- Duas xícaras das de chá de açúcar cristal;
- Um litro de água;
- quatro paus de canela e dez cravos da Índia.

Modo de Preparo
Lave as carambolas e parta-as ao meio, retirando as sementes e o “pavio” central com cuidado para não danificar a polpa da fruta. Coloque para cozinhar junto com a água, em panela de inox,  por vinte minutos. A seguir, acrescente o açúcar, a canela e o cravo. Deixe ferver por mais dez minutos e está pronto. Depois de frio, despejar em uma vasilha de vidro.
Servir geladinho, acompanhado de queijo Minas frescal, ou requeijão cremoso.

Um comentário:

  1. Saudades da minha infância. Boa parte dela, eu passei em cima de um pé de carambola. Meu pai costumava "ensacá-las" já crescidas, com as antigas sacolas de papel de 1/2kg para não ficarem 'bichadas'. E minha mãe era uma hábil 'compoteira', apesar de não ser muito chegada à cozinha.

    ResponderExcluir