quarta-feira, 29 de julho de 2015

DIAMANTINA, PARQUE ESTADUAL E VILA DO BIRIBIRI

Passadiço da Glória - Foto de Dayze Magalhães
Há muito tempo vinha desejando conhecer a região do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Nestas férias de julho, consegui, enfim, passar seis dias na região de Diamantina que se situa nos vales do Mucuri e Jequitinhonha. A cidade, como eu já imaginava, é linda e charmosa: um conjunto arquitetônico com predominância do estilo barroco, bastante bem preservado, que conta parte da história do Brasil, especialmente do ciclo do ouro. É considerada patrimônio histórico da humanidade, sendo formada por casarios, ruas e becos íngremes com calçamento em pedras achatadas de formato irregular. Originalmente chamado de Arraial do Tejuco (barro preto), em 1831, a povoação transformou-se em cidade com o nome atual devido à fartura de diamantes encontrados na região. Diamantina possui um artesanato rico e variado composto por objetos de cerâmica, bordados e arranjos com flores secas do cerrado, entre outros. A culinária, muito saborosa, é um caso à parte. Além dos clássicos frango com quiabo, frango ao molho pardo e tutu à mineira, o curioso prato feito à base de costelinha de porco com brotos de samambaia faz a alegria dos visitantes.
Vesperata sob a lua quase cheia
A música parece ser o orgulho e marca registrada da cidade, que mantém um conjunto de expressões artísticas como serestas, vesperatas (músicos tocando nas sacadas de prédios históricos e o público assistindo da calçada),  corais e grupos musicais que se apresentam, ao ar livre, nas ruas e becos durante o dia e a noite. Apreciei especialmente o coral e o conjunto musical pertencentes ao projeto Arte Miúda que, sob o comando da maestrina Soraya, apresenta música de excelente qualidade, e representações típicas das tradições mineiras, com um figurino encantador. 

Arte Miúda: figurino impecável
Arte Miúda: música e tradição
Na cidade que é berço do ex-presidente Juscelino, quem reina absoluta na boca do povo (dos comerciantes principalmente), dando nome a produtos variados desde pratos da culinária típica regional a sabonetes, é a ex-escrava Chica da Silva que, ao tornar-se amante do comerciante mais poderoso da região, parece ter-se transformado numa quase rainha, que fazia questão de ser tratada por alteza e tornou-se uma déspota debochada e cruel.
A cidade possui construções curiosas como o passadiço da Glória, um “túnel” suspenso construído no século XVII para interligar duas casas que abrigavam um convento, cujas religiosas viviam em clausura e não podiam se expor ao público, e precisavam dessa proteção ao se movimentar de uma construção à outra.
Cachoeira da Sentinela
Além de seu inegável valor histórico e arquitetônico, a região possui diversas atrações naturais, sendo sede do Parque Estadual do Biribiri, inserido na Serra do Espinhaço. 
Piscina natural na cachoeira dos Cristais
A reserva possui diversas nascentes e abriga vários riachos e rios com leitos de pedras, que formam lindas cachoeiras. Conta com outros atrativos, como formações rochosas com picos elevados e curiosas grutas. As cachoeiras da Sentinela e dos Cristais possuem beleza singular com suas águas límpidas, cujos tons variam do azul ao verde.



Povoado de Biribiri: Sossego,
beleza e boa comida



 A vegetação predominante é típica do cerrado, dos campos rupestres e das matas de galeria. Com o solo coberto, em grande parte, por variadas espécies de sempre-vivas, há também elevada presença de arbustos que adquirem o formato retorcido, como por exemplo, a candeia, a orelha de negro ou timbaúva e o barbatimão, além dos pequizeiros, muito lindos.
Beleza exuberante no casqueiro da árvore timbaúva
Diamantina faz parte do circuito turístico Estrada Real, antiga trilha construída na época do auge da mineração no estado, e que servia de via de transporte do ouro e do diamante, entre outros metais preciosos, até a cidade de Parati, no litoral do Rio de Janeiro. Tropeiros transitavam por ela levando também mantimentos e outras mercadorias para comercialização.

Localizado dentro da região do Parque, o distrito de Biribiri mantém praticamente intacto o conjunto de edificações originais, inclusive a fábrica de tecidos que deu origem ao povoado. Hoje é um dos lugres mais visitados do entorno da cidade de Diamantina, atraindo turistas à procura não somente de beleza, mas também do sossego que predomina no lugar e da boa culinária oferecida pelos restaurantes lá instalados; eles oferecem, entre outras iguarias, o famoso frango caipira com ora pro nobis (lobrobô) e uma boa variedade de cervejas artesanais que fizeram a alegria da minha animada e divertida companheira de viagem.
Estandarte de Marcelo Brant, artista local

Nenhum comentário:

Postar um comentário