terça-feira, 23 de junho de 2015

Vamos passar na fogueira?

Sorvetão e bambuzinho
em vazo rústico
Helicônias e papiros do brejo
linda composição
Na virada de 23 para 24 de junho, noite de São João, geralmente temos tempo bastante frio, com muita neblina e até geadas. E alguns ainda conservam o hábito de “passar na fogueira”. Justamente à meia noite, com a armação já sem chamas elevadas, mas ainda com brasas, algumas pessoas ficam descalças e atravessam caminhando  a fogueira. Eu mesma já assisti a cena e, boquiaberta constatei, que não houve queimaduras nas solas dos pés dos que se animaram. É preciso mesmo, ter coragem e muita fé.
Confirmando nossas origens rurais, muitos continuamos a fazer  fogueira de São João, embora a maioria dos da nossa geração já não tenha a ousadia de pisar descalços nas brasas.
Capelinha de Melão enfeita peneira com doces

Lanterninhas personalizadas com imagens
dos santos do mês
Particularmente, amo as festas juninas. Não essas como a grande parte das que temos visto atualmente, com fins comerciais, cujo objetivo é mais  ganhar dinheiro do que propriamente divertir, e preservar a tradição. 
Sem cair nessa armadilha de “debochar” dos que vivem na roça, podemos fazer nossas comemorações, mantendo o espírito original das festas juninas, que eram momentos de celebração pela fartura das colheitas, especialmente a do café, e de prestar homenagem aos santos do mês.
É possível fazer lindas decorações utilizando elementos simples e cheios de significados, como estandartes dos santos, tecidos de chita, rendas mimosas, flores caipiras, frutas da estação, lanterninhas com velas e outros.
Amigos reunidos em volta do fogo, comidinhas e bebidas especiais, boa música e a festa tá pronta. Especialmente se a noite fria for de lua clara, é uma beleza só. E viva São João!

Estandarte de Santo
Antônio
De são João
E de São Pedro






Nenhum comentário:

Postar um comentário