quarta-feira, 20 de maio de 2015

CONVERSAS DE JARDINEIROS - Bichos no Jardim

Durante um bom tempo, andei pensando que bichos e jardins não combinavam. Tivemos uma cachorra em casa e não fácil o convívio dela com as plantas. Como não queríamos tê-la presa principalmente à noite, para melhorar a segurança da casa, tivemos que treiná-la para não mexer nas plantas e nos canteiros. O que não foi nada fácil.
Além disso,  e quem tem um jardim sabe muito bem, há a eterna luta contra formigas, lagartas e lesmas e a não menos trabalhosa  peleja contra pulgões cochonilhas e outras praguinhas  menores, porém não menos incômodas.
Mas, como quase tudo na vida, quando o assunto são os bichos no jardim, também  tem o lado positivo.
Beija-flor. Foto Laene Mucci
Ando encantada e com o olhar mais atento aos bichinhos do jardim.  Tenho descoberto muita belezas e, como diria Guimarães Rosa, diversas interessâncias.  Os passarinhos são os meus preferidos - Esse bicho danadinho e que invejo tanto, por conseguir viver na terra e nas alturas ao mesmo tempo. Num passe de mágica alçam voo e vão pousar na grimpa da árvore do outro lado da rua. Quando não desaparecem para mais longe. Os beija-flores são um capítulo à parte. Para mim, são quase um mistério. Nosso olhar não consegue visualizar seu movimento de asas e ele parece suspenso no ar. Segundo lendas que ouvi na infância, é um animal sagrado; uma maldição recai sobre quem lhe persegue ou destrói seus ninhos. Se é verdade, ninguém sabe, mas é bom que se pense que é. Pra que mexer em ninhos ou incomodar bichinho tão bonito e benfazejo?  Tem muitos outros passarinhos bonitos que frequentam o meu jardim: canarinhos, bem-te-vis, sabiás e até o sahi, pouco comum nessa nossa pobre região tão desmatada, anda aparecendo no pé de manacá.
Joaninhas também são uma belezura. De tamanhos, formatos e cores variadas, não aparecem sempre, ou dificilmente as vemos. Os grilos, da mesma forma. E tem as borboletas, lindas, leves, coloridas, verdadeiras cores bailando. Difícil acreditar que antes de terem asas sejam capazes de trucidar nossas folhagens! 
Como temos diversas bromélias no jardim, aparecem também muitas pererecas. Interessantes de observar, dorminhocas e sossegadas, são uma benção no combate às larvas de mosquitos e pernilongos. 

Perereca dorme profundamente
na bromélia

Joaninha, uma lindeza



Pássaro Sahi, pousado no tronco do manacá,
quase confunde com a orquídea Vanda
Canários. Foto: Laene Mucci
Até as feiosinhas lagartixas acabam sendo muito bem vindas pois também ajudam no combate aos insetos indesejados.
Costumo dizer que o jardim é uma escola. Aprendemos muito observando, mexendo e pensando sobre o turbilhão de vida e mudanças que nele acontecem a todo instante. Quanta diversidade e renovação! Porque o jardim nunca é o mesmo em outro dia. Para nós que vivemos nas cidades cada vez mais cimentadas, é nesses pequenos oásis, que usufruímos uma minúscula amostra  da belezura, da grandeza e da diversidade desse nosso planeta abençoado. 
 Gavião carcará. Foto Marcella Pônzio

Nenhum comentário:

Postar um comentário