quarta-feira, 6 de maio de 2015

COMIDINHAS: Caldo Verde


O frio está chegando e, este ano, ele começou com chuvas. Com o tempo assim, a gente permanece mais  em casa e o apetite fica todo animadinho. É uma dificuldade danada, para os comilões como eu, não exagerar e ficar beliscando o dia inteiro. Especialmente à noite, aquela fomezinha impertinente, mais ansiedade que outra coisa, costuma não dar sossego.
Nessas ocasiões,  um caldinho mais leve  cai muito bem. Ele aquece o peito e todo o corpo, dá uma boa sensação de saciedade e pode ser bem nutritivo, conforme os ingredientes que levar.
O caldo verde não precisa ser gorduroso. Em sua versão mais magra também fica uma delícia. Dispensa-se o bacon e pode-se substituir a linguiça, que normalmente é mais gorda, pelo paio. É uma boa escolha para quem peleja para não sair muito do peso, sem abrir mão do sabor. 
Quer saber como faço, segue abaixo a receita para duas pessoas.

INGREDIENTES
- Quatro batatas médias
- Uma cebola de cabeça
- Quatro dentes de alho
- Duas unidades de paio
- Meia xícara das de chá de azeite de oliva
- Duas folhas de couve, de tamanho médio
- Quatro folhas de espinafre ou agrião
- Quatro ramos de salsa
- Seis folhas de cebolinha
- Um quarto de pimentão verde
- Sal a gosto
- Meio litro de água

MODO DE PREPARO
Descasque e pique as batatas, levando-as para cozinhar na água, juntamente com a cebola de cabeça e o pimentão. Quando estiverem macios, acrescente as folhas de espinafre ou agrião e deixe apenas murchar. Bata essa mistura no liquidificador e reserve.
Pique as folhas de couve bem fininhas. Faça o mesmo com a salsinha e a cebolinha.

Corte os paios em rodelas finas, ou meia lua. Triture bem o alho,  doure-o na metade do azeite e refogue o paio. Despeje por cima a mistura do liquidificador e deixe ferver por dois minutos. Apure o sal. Desligue o fogo e acrescente o restante do azeite, a couve, a salsinha e a cebolinha. Misture e sirva imediatamente para a couve não amarelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário