terça-feira, 20 de janeiro de 2015

SÃO SEBASTIÃO

Segundo as tradições católicas, São Sebastião foi um soldado romano que se tornou mártir por ter morrido defendendo o cristianismo. O método como foi executado, a flechadas, amarrado a uma estaca de madeira, transformou-o em tema de diversas expressões artísticas. Além de ter sido retratado por vários pintores, sua trajetória foi contada em livros, tendo sido tema de ópera e filmes.
Aqui no Brasil, dois de nossos maiores cantores e compositores, Gilberto Gil e Milton Nascimento, dedicaram ao santo uma bela música, Sebastião,  verdadeira prece em homenagem ao Rio de Janeiro, cidade “tão sacrificada e tão bela”. Com a música, produziram-se um dos mais bonitos vídeos-clipes que já assisti. Uma produção primorosa, figurinos, cenários e coreografias magníficos. Vale a pena vê-lo.
A devoção ao santo no Brasil é grande, sendo padroeiro de várias cidades como o Rio de janeiro, nossa vizinha Ponte Nova e Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, entre muitas outras.
Nas tradições afro-brasileiras, São Sebastião aparece como Oxossi, o grande orixá das florestas, dos bichos e das plantas. É geralmente representado como um caçador portando arco e flecha.
A cultura popular é imensamente rica e diversa. Na minha infância, por exemplo, presenciei a grande devoção de minha avó pelo santo guerreiro. Em sua simplicidade, toda vez que se via diante de violência, assassinatos e outras crueldades, ela invocava: “Má São Sebastião!”. Obviamente, a expressão me deixava curiosa. Somente anos mais tarde, quando fiquei sabendo que o santo tinha sido um mártir, minha “ficha caiu” e percebi que o Má nada mais era do que a pronúncia inadequada de mártir.
Por outro lado ouvi muitas vezes, geralmente de pessoas mais simples, empregados das fazendas e sítios, negros, no geral, ou molecada de escola, um versinho que aparecia toda vez que presenciavam algo que era condenado publicamente pelas leis e regras vigentes, mas que eles consideravam “bem feito!”. Assim, quando alguém levava o castigo merecido, segundo o julgamento deles, diziam:

 “Lá vem São Sebastião
Todo crivado de flechas
Se não era de sua conta,
Por que foi mexer com os índios?”

Ao escrever sobre o santo hoje, rememorando essa quadrinha, não pude deixar de me lembrar de acontecimento recente que repercutiu em praticamente todo o mundo e tem dividido a opinião de muitos.
Há sabedoria de sobra na cultura popular!

Você pode assistir o clip mencionado em:

https://www.youtube.com/watch?=xUCJd1au5AM&feature=youtube_gdata_player

Um comentário:

  1. Oi Maria, que lindo o seu texto! Agora está mais fácil de comentar o blog, pois não é preciso reescrever letrinhas chatas. Parabéns!

    ResponderExcluir