segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

COMIDINHAS - PANQUECA VERDE LIGHT

Cozinha é lugar também de experimentação e de muitas descobertas deliciosas.
No Natal de 2013, ganhei de minha irmã, sementes de Moringa. Vieram junto com um conjunto de boas informações sobre a planta. Semeei logo, fiz várias mudas, dei algumas de presente e replantei duas em vasos grandes. Já estou colhendo as folhas. Elas têm o gosto suave, até meio parecido ao da couve. Inicialmente consumia-as na salada. Mas resolvi fazer a experiência de acrescentá-las à massa da panqueca e o resultado foi sensacional.
A Moringa é uma planta nativa da Índia, mas se adapta muito bem ao clima brasileiro. Há estudos que indicam seu alto valor nutricional, especialmente seus elevados teores de vitamina C, Cálcio, Potássio e Proteínas.
Além de tudo, o arbusto é lindo e traz charme e certo exotismo para o meu pomarzinho.
O arbusto é lindo
  
As panquecas frias
Compartilho com vocês essa descoberta deliciosa – a Panqueca Verde  Light -, uma opção bacana para o lanche da tarde, nesse verão calorento.

Para a massa
- Um ovo inteiro
- Meia xícara, das de chá, de farinha de trigo
- Uma colher, das de chá, de aveia
- Meia xícara, das de chá, de leite
E as quentes
- Uma colher, das de sopa, de margarina
- Uma pitada de sal
- Duas folhas de moringa
Rende quatro panquecas. Fiz duas frias e duas quentes.
Para o recheio das panquecas frias 
- Duas folhas de alface
- Duas fatias de presunto de peru
- Duas fatias de queijo mozarela light.
Para o recheio das panquecas quentes
- Uma xícara das de chá de peito de frango, temperado a seu gosto, refogado e desfiado.
- Quatro colheres das de sopa de creme de ricota light.
Para  a cobertura
- Dez tomatinhos doces
- Uma pitada de sal rosa
- Meia colher, das de café, de orégano
- Duas colheres, das de sopa, de azeite de oliva.

Modo de fazer

Bata os ingredientes da massa o liquidificador, por cerca de dois minutos. Divida-a em quatro poções; asse-as em frigideira antiaderente, virando de lado; distribua os recheios sobre as massas e enrole.
Montagem da panqueca fria: depois de recheadas e enroladas, corte as panquecas em quatro pedaços cada. Espete meio tomatinho doce em um palito e fixe em cada um, para firmar o rolinho. Leve à geladeira por meia hora.

Montagem da panqueca quente: depois de recheadas e enroladas, salteie no azeite, por dois minutos, os tomatinhos divididos em quatro pela vertical; distribua sobre eles uma pequena pitada de sal rosa e o orégano. Coloque-os sobre as panquecas inteiras.

Caso não tenha as folhas da moringa, essas podem ser substituídas por folhas de espinafre ou de salsa. Depois me conta aqui nos comentários se não fica uma delicinha.

Um comentário:

  1. Se ainda tiver, guarde umas sementes ou mudas para mim, Maria Inês. Se você estiver em Viçosa durante o carnaval, passo em sua casa para apanhá-las. Ligo antes! Abraço.

    ResponderExcluir