segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

N a t a . .
Adoro o Natal e as comemorações em família. Pela tradição devemos começar os preparativos no quarto domingo anterior ao Natal,  dia do advento, ou seja, de iniciar a espera.
Este ano resolvi confeccionar as bolas de Natal. Vinha mexendo com elas há duas semanas e, como trabalhei no sábado, ontem, mal dei conta de enfeitar a árvore. Pela primeira vez usei a cor roxa, o que não é muito comum. Inseri o roxo nos retalhos das bolas que fiz e de outras das comuns. Inclui laços de fita da cor, intercalei bolas douradas e verdes e pequenos ramalhetes. Dei o acabamento ao alto colocando um anjo e fiz um grande laço também na cor verde para enfeitar a caixa de palha que é a base da árvore.
As bolas que fiz com retalhos

O resultado na árvore

Caixa de madeira, pedras e plantas: presépio bem rural
Hoje armei o presépio. Utilizei a mesma caixa de obra que eu tenho guardada desde a construção da casa e que já havia utilizado para esse fim, no ano passado.

Este ano resolvi colocá-la na vertical, e simular uma gruta. As referências para a composição do presépio foram nitidamente rurais: os presépios da minha infância, armados com folhas de papel de saco de cimento, cuidadosamente preparadas com areia, carvão moído e  lascas de malacacheta, para simular pedras. Muitos vasos de folhagens intercalados nos meios e uma caixinha com arroz germinado, bem verdinho.
Para montar o presépio utilizei além da caixa de madeira, pedras, papel e papelão; inclui também, musgos, suculentas e orquídeas. Ficou bem singelo, como deve ser.
Porque retirei as orquídeas dos vasos para fixá-las entre as pedras, creio que não vão resistir muito. Provavelmente até o dia de Natal terei que trocá-las, mas isso é fácil.
Hoje, também me envolvi com a feitura de um outro arranjo para o Natal, composto com bromélias. Depois vou fazer uma postagem mostrando a saga que foi, e o resultado obtido. Acho que valeu a pena.

Ainda não fiz os arranjos de porta, nem pensei no restante da decoração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário