domingo, 30 de novembro de 2014

FRUTÍFERAS EM VASOS

CONVERSA DE   J A R  D I N E I R O S

Há muito não falamos de jardins por aqui,  o que é uma pena, porque esse é um tema que costuma dar boa conversa. Então, bora recuperar o tempo perdido papeando não exatamente sobre flores, mas sobre a possibilidade de  incorporar  frutas nos jardins. Quem disse que os jardins existem apenas para dar flores? Ao contrário, eles podem servir a uma série de outras "funções", como atrair pássaros e borboletas, refrescar e amenizar a área externa da casa, possibilitar que os moradores usufruam de um convívio mais próximo à natureza e muitos outros, entre eles o de ter frutas fresquinhas colhidas em casa.
Para se ter um jardim bonito é preciso harmonizar as espécies que o compõem e isso não fica mais difícil apenas porque resolvemos incluir frutíferas. Principalmente se o espaço disponível  for bem grande.
Esse não é o meu caso e, exceto por um pé de romã que pus no jardim, desde a sua concepção, não havia arriscado a incluir outras espécies.
Acabei plantando algumas  frutíferas nos fundos da casa que, pela pouca presença de sol no local, jamais produziram. Mesmo assim, cumprem outras “funções”, como aumentar a privacidade, criando barreiras visuais em relação aos vizinhos, servindo como suporte para a fixação de orquídeas e outras epífitas e, contribuindo para que o lugar fique mais bonito .
Diante dessa tentativa frustrada e, impelida pelo desejo de colher frutas em casa, resolvi  fazer um pomarzinho em vasos, posicionando-os  na parte lateral da casa, onde há bastante sol. Faz pouco tempo que tomei a decisão e já estou, literalmente colhendo os frutos. Já comi nectarinas e laranjinhas kinkan, produzidas neles. Recentemente,  meu pé de lichia que tem apenas dois anos, carregou-se flores. A maioria das frutinhas caiu, mas, ao final vingaram sete frutas contadinhas.

Lichias amadurecendo
Bananeiras em vaso, dá pra acreditar?


Jabuticabeira
O pé de acerola, que é um arbusto lindo, está repleto de flores, espero que as frutinhas vinguem, porque dão um suco delicioso. A jabuticabeira está uma maravilha, mas ainda não deu frutos. Plantei também pitanga, amoreira, cajá manga e até um par de bananeiras. Enfim, meu pomarzinho está um primor. Não comprometeu em nada a estética do jardim e tem atraído a atenção das visitas, me deixando toda boba como sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário