segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

CONVERSA DE JARDINEIROS


Arranjo com Bromélias
Ainda envolvida com a decoração de Natal, semana passada me aventurei na feitura de um arranjo de bromélias, bastante diferente dos  que tenho feito. Fixar bromélias em troncos de árvores, vivas ou não, e fazer composições com a planta em vasos e canteiros, já se tornou rotina em minha vida de jardineira. Dessa vez, porém resolvi fazer algo diferente. O trabalho envolveu a fixação de troncos de árvore em uma base de madeira, permitindo obter um conjunto fixo, com a possibilidade de ser locomovido e que pudesse ser colocado tanto em um jardim, como em varandas ou mesmo dentro de casa.
Fazer esse arranjo foi uma saga. Contei com a  ajuda do Evandro, meu jardineiro e amigo. Primeiramente selecionamos os galhos e serramos, desprezando as pontas. Depois fui à marcenaria encomendar a base.
Os dois galhos abraçadinhos



Começando os trabalhos
Fixando os galhos na base - Foto: Helena Lopes
















No dia da montagem, começamos cedo. Primeiro com a ajuda de formão, ele cuidou de fazer a cavidade na base, onde seriam inseridos os galhos.  
Inicialmente pensei em usar apenas um galho, no entanto, havia selecionado dois, para escolher um. Todavia, por acaso, quando os coloquei no gramado, eles se encaixaram de tal forma, que não admiti mais separá-los;  ficaram  tão agarradinhos que pareceram um só. Por isso batizei o meu (nosso) trabalho de Abraço.
Pena que não deu para esconder a fiação
A ajuda do Evandro foi fundamental. Detalhista, com um formão, fez cuidadosamente o sulco na base, no tamanho apropriado ao encaixe dos galhos. Escolhi a posição adequada para a fixação.  Não  utilizamos um prego sequer, nem cola, ou massa adesiva. Fizemos o encaixe e os ajustes necessários para dar firmeza ao arranjo, preenchendo as poucas frestas que ficaram, com pequenas cunhas da própria madeira - serviço de mestres, modéstia à parte.  A partir daí fiz o restante do trabalho sozinha. Selecionei as bromélias e fui distribuindo-as nos galhos e amarrando com ráfia de forma que essa ficasse  praticamente invisível.
Aí está o Abraço, essa singela composição feita a quatro mãos e que tem a cara do meu jardim. Coloquei-a na entrada da casa e, para esse período de festas achei melhor iluminá-la.  

2 comentários:

  1. Ola Maria Ines. Muito por acaso encontrei seu blog e devo confessar que foi umas das mais felizes coletania de assuntos,que por sua vez, muito bem escritos, que eu tenho visto na rede. Sou uma apaixonada por orquideas, paisagismo rural e claro, cozinha rural.
    Por favor continue a nos brindar com esses lindos dons que Deus te deu.
    Parabens, obrigada e Boas Festas pra voce e sua familha!

    ResponderExcluir
  2. Olá Geraldo. Obrigada pela visita e pelo comentário estimulante. Boas festas a você também.

    ResponderExcluir