sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PANÔZINHO DE NATAL

Já falei por aqui que fui criada no meio de panos e bordados. Bisbilhotava curiosa o salão de costura das tias, a mesa de passar, o saco de retalhos, os tecidos dobrados, esperando pelo corte.  Nunca aprendi a costurar, mas sempre tive muita curiosidade pelos bordados e cheguei a aprender alguns pontos na infância, com a minha saudosa tia Efigênia.
Toalhas de mesa, lençóis e fronhas, enxovais de bebês, toalhas de batizado, panôs de parede bordados, e muitas, muitas colchas, toalhas, forrinhos e acabamentos de guardanapos  em crochê, povoaram e ainda povoam meu universo familiar.
Recentemente tenho me aventurado nessa seara. Não propriamente a dos bordados, porque esses, como se sabe, exigem uma paciência e delicadeza que não tenho. Ando fazendo algumas composições com retalhos, rendas, fitas e outras miudezas e, por vezes, insiro alguns bordados que são mais tentativas de que propriamente realizações dignas do nome.
Olha ele aí.

Recentemente minha filha caçula que foi morar fora me disse que queria, lá nas lonjuras onde se encontra, colocar em sua porta neste Natal, uma peça feita por mim.  Como negar um pedido desses?
Sabendo que por lá, provavelmente haverá bastante neve nessa época, escolhi um risco de uma paisagem  típica de clima frio. Como retirei o esquema da Net, a impressão não ficou das melhores e, também pela minha pouca destreza, acabei cometendo alguns erros. 
Ontem coloquei a encomenda no correio. Será a primeira vez que passamos longe uma da outra,  essa data tão importante  para nós. Espero que tendo meu panôzinho por perto, ela possa comemorar o Natal de maneira mais familiar.
E como ando muito exibida, não poderia deixar de mostrar o bichinho por aqui, mesmo sabendo que o coitado tem lá suas imperfeições. 

(Obs.: O acento em panôzinho é proposital, embora não adequado. Mas alguém que não saiba o que é um panô, entenderia se eu escrevesse panozinho?)

Um comentário:

  1. Lindo, Maria Inês! E Marcela vai adorar!
    Quando se está longe, tudo que chega vem para agregar e alegrar, e recordar... e atiçar a saudade! Parabéns!
    Que venha o Natal! Que seja festa! Que seja encontro! Que traga PAZ!
    Beijos, Ana Maria.

    ResponderExcluir