sexta-feira, 10 de outubro de 2014

CONVIVENDO COM O RACIONAMENTO DE ÁGUA

Há poucos dias, mencionei  aqui no blog, como é ruim ver as plantas sofrendo pela falta de água. Os vasos, a horta, o jardim tudo sentindo com a seca persistente.
Em casa, já utilizávamos a água da forma bastante racional. Temos aqui uma estudante de biologia que vem, frequentemente, nos alertando sobre os desequilíbrios ecológicos do planeta e procuramos levar uma vida pautada no uso parcimonioso dos recursos naturais.
Mas agora, como se diz popularmente: “o bicho pegou”. Não basta mais apenas utilizar com moderação a água. Hoje, foi decretado o racionamento e  divulgada a tabela com a programação dos dias em que cada bairro não terá abastecimento.
O que antes era uma escolha,  agora  tornou-se uma obrigação e um compromisso a ser levado com a maior seriedade possível, se não quisermos ver o quadro se agravar.
Entre  correr o risco de conviver com a falta d´água, e diminuir o consumo pra valer até o mínimo em que podemos conseguir, é mais prudente que todos adotemos a segunda  alternativa.
Então, pusemos mãos à obra. Ainda bem que a minha ajudante é uma moça inteligente, bem informada e cheia de boa vontade, pois o trabalho dela acabou ficando mais complicado. Hoje, aproveitamos a água da máquina de lavar, utilizando a dos primeiros enxágues para a limpeza das varandas e recolhemos a com menor quantidade de sabão para jogar nas plantas. Baldes  e bacias foram utilizados e como o dia estava bastante quente foi até divertido. Fiquei surpresa de constatar como é grande o gasto de água com a máquina de lavar roupa. A partir de agora, vamos tentar utilizá-la menos vezes por semana, .


Enquanto a chuva não vem e nossos mananciais estiverem com a capacidade reduzida, a rotina da casa será alterada. Talvez com isso até ajustemos alguns hábitos, reduzindo definitivamente o consumo de água, já que essa é uma necessidade que não podemos mais adiar.
Foto: Helena Bhering

Nenhum comentário:

Postar um comentário