terça-feira, 30 de setembro de 2014

V I Ç O S A

Nesse dia da cidade, havia planejado escrever outra coisa sobre Viçosa, essa terra que amamos e que acolhe com tanta bondade e carinho os  tantos forasteiros que aqui chegam. Principalmente os que vêm para passar uns tempos e acabam ficando, como é o meu caso.
A Viçosa que queremos: limpa, educada e
repleta de justiça, paz e oportunidade a todos
Retornando hoje  de viagem fui surpreendida pela notícia da morte repentina do prefeito. Inicialmente, não me ocorre outra opção que não seja refletir, (mesmo que esse assunto já seja exaustivamente comentado), o quanto somos frágeis e vulneráveis. E principalmente, o quanto o poder é ilusório e enganador.
Na sequência é praticamente inevitável constatar o  quanto Viçosa vem sendo sacrificada pelos seus últimos mandatários. Como desejamos que essa cidade seja um lugar bom para viver,  e porque aqui, quase  todos somos devotos de Santa Rita, fiquei pensando em pedir à padroeira que oriente nossos próximos governantes fazendo com que lancem um olhar generoso sobre a nossa Viçosa.
De imediato me vem à memória, um dos clipes musicais mais bonitos que já assisti: Gilberto  Gil e Milton Nascimento entoando a linda canção “Sebastião”, que é, além de música,  uma prece, um sensível  e delicado apelo ao padroeiro do Rio, para que cuide daquela cidade, “tão sacrificada e tão bela”, fazendo com que  por lá, “Tudo se transforme em vida”. 
Plagiando os dois grandes artistas, invoco à nossa padroeira para que cubra de bênçãos  os próximos dirigentes do executivo municipal, e faça com que  eles assumam seus postos de comando orientados pela boa-fé, pelo profissionalismo e pela ética. E que não vislumbrem apenas mais uma oportunidade de exercitar o tão fugaz poder, mas mirem nossa Viçosa com olhos cheio de amores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário