segunda-feira, 11 de agosto de 2014

OLHA PRO CÉU MEU AMOR...

O céu neste agosto frio está encantador. Quem, como eu, gosta de admirar as noites claras está tendo motivação adicional nesse período. Ontem, noite de lua cheia, ocorreu o fenômeno chamado de Super lua, momento em que o nosso satélite encontra-se mais próximo da terra. Mas, ainda hoje, a danada tá bonita de fazer chorar.
Lua cheia de ontem: Super lua - Foto de Rosilene Salomé

Teremos, segundo os entendidos, outras super luas no ano, como a que está prevista para o próximo 08 de setembro, no entanto, essa  de ontem, foi a maior delas.
Fenomenal Super lua - Foto de Rosilene Salomé

Outro bonito fenômeno astronômico dessas noites, visível a olho nu e possível de ser observado, em noites limpas,  são as estrelas cadentes, ou chuva de estrelas fugazes.
O Google dedicou seu doodle de hoje à chuva de meteoros, chamadas perseidas. Conhecido no hemisfério norte como lágrimas de São Lourenço, o fenômeno astronômico das perseidas distribui-se nos meses de julho e agosto e, segundo especialistas da área, terá maior concentração entre a noite de hoje e a da próxima quarta feira, dia 13 de agosto.  O fenômeno é produzido pela passagem da terra por trilhas de detritos e poeira cósmica deixados por corpos celestes como os cometas, em sua órbita.
Felizmente nesses dias o céu está limpo, praticamente sem nuvens, o que favorece a observação e contemplação desses fenômenos bonitos e instigantes.
Apreciar o céu é sempre uma beleza. Contemplá-lo com calma e serenidade é um privilégio do qual poucas pessoas ainda usufruem, devido à correria  e ao cansaço decorrentes de uma vida muito atribulada.
Nesses dias de fenômenos menos frequentes, mais que nunca, vale o convite do poeta: olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo...

Mais em:


Um comentário:

  1. No domingo, eu e minha filha Flávia estávamos chegando em Vitória, descendo a serra, quando avistamos a super lua. Só lamentei não estar à beira-mar para apreciar o espetáculo completo! Ah como é bonito!!!

    ResponderExcluir