sábado, 19 de julho de 2014

O OUTRO LADO DA BAHIA

Difícil não gostar da Bahia. Rico em tradições e cultura, terra de Castro Alves, Caymmi e Caetano, para citar apenas alguns, provavelmente dono de um dos litorais mais bonitos do Brasil, o estado da Bahia  oferece muitos motivo para nos apaixonar.
Foi o que aconteceu comigo, recentemente ao visitar o oeste do estado, esse outro lado da Bahia, pouco conhecido por nós aqui do Sudeste. A região de Barreiras, próxima às divisas com o Piauí, Maranhão e Tocantins, embora  bastante seca, é cortada pelo Rio Grande, um dos importantes afluentes do Rio São Francisco. O estado  é riquíssimo em belezas naturais, e não somente em seu litoral.
Buritis ao lado do rio de Ondas em Barreiras-Ba

A região a que me refiro é  uma área de transição entre o Cerrado e a Caatinga. Fui surpreendida ao descobrir como é variada e bonita a vegetação do lugar. Espantou-me também a beleza dos rios, que, para minha alegria, na região, apresentam-se limpos e com suas matas ciliares bem preservadas.
Enfim, uma viagem que imaginei ser apenas para visitar familiares, transformou-se em um passeio repleto de oportunidades de lazer, de descobertas culinárias interessantes e outros prazeres.
Lagoa Azul, beleza deslumbrante
Trilha rumo à Gruta do Catão

Além da curiosa "galinha de mulher parida" e das variadas opções de peixes (saboreados nos bonitos restaurantes à beira do rio de Ondas), descobri uma encantadora diversidade de frutas e biscoitos saborosíssimos.
Orquídeas oncídios agarradas ao pé de juazeiro em plena Caatinga

Há atrativos turísticos inesquecíveis como a visita às trilhas, grutas e cânions da região de São Desidério, onde se encontram sítios arqueológicos que remontam a épocas pré-históricas.
Sapotizeiro carregado de frutas
Fazer uma trilha no meio da Caatinga, para visitar a Lagoa Azul e a Gruta do Catão, que situam-se em uma bem cuidada área de preservação ambiental, constituiu-se em um dos atrativos mais interessantes dessa surpreendente viagem ao outro lado da Bahia.
Barriguda na Caatinga
Rio de Ondas 
Paredões de Pedras no Rio Grande em São Desidério
Saco de Bode ou Algodão de Seda
Em plena Caatinga
Descer de bote o Rio de Ondas é uma aventura

E para terminar já que falei tanto em belezas, no dia em que perdemos nosso grande Rubem Alves, encerro com suas lindas palavras:

“Uns acham que eu não acredito em Deus. Como não acreditar em Deus se há jardins? Um jardim é a face visível de Deus e essa face me basta”

Nenhum comentário:

Postar um comentário