sexta-feira, 25 de julho de 2014

FESTAS EM GUARACIABA - SANTANA E SÃO CRISTÓVAO

Quem é de Guaraciaba,  (morada do sol, em tupi guarani), provavelmente  nesses dias deve está por lá. Se não literalmente, pelo menos em pensamento.  Neste momento em que escrevo, certamente está acontecendo na cidade, a bonita procissão de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, cuja lenda relata que teria transportado nos ombros o Menino Jesus,  em uma travessia de rio.
São Cristóvao, protetor dos motoristas
 Seu dia é celebrado hoje, 25 de julho, um dia antes de Santana, a padroeira da cidade.
Santana padroeira de Guaraciaba, protetora das avós
Como se sabe, Santana era a avó de Jesus, mãe de Nossa Senhora. Amanhã é o auge da festa que dura uma semana inteira e, para os guaraciabenses é motivo de muito orgulho por atrair pessoas de muitos lugares e por ser essa a época escolhida pelos que moram fora, para visitar a cidade. Tenho parentes que residem longe e que deixam de vir no Natal e no Ano Novo, mas em julho, religiosamente estão na cidade.
É uma festa linda, não somente por seu aspecto religioso,  de resgate das tradições locais. Mas principalmente pelo encontro. Nesses dias as famílias se reúnem e recebem os parentes de perto ou de longe, com toda a alegria. O povo do lugar, como a maioria dos mineiros, é muito hospitaleiro e oferece ao visitante o que há de melhor. Os fogões a  lenha, ainda presentes em muitas casas, são acesos bem cedinho. O frio, nessa época do ano, é de rachar, mas café quentinho sai a toda hora; biscoitos de polvilho, brevidade, cabeça de macaco, broas e bolos variados, e queijo Minas e leite quentinho, muitas vezes ainda vindo da roça, complementam o lanche farto e saboroso, aquecendo o peito e a alma.
No almoço e no jantar, as famílias aproveitam a presença dos parentes de longe e praticam sua melhor culinária. “Suã com Arroz”, “Tutu de Feijão, lombo e couve”, “Frango ao molho pardo”, “Galinhada”, “Feijão tropeiro”, “Pato com macarrão” e muitas outras delícias estão presentes na maioria das mesas nesses dias.
Quanto às sobremesas, desculpem a pouca modéstia, pois sou da terra: em nenhum outro lugar se fazem pudins como em Guaraciaba. O rocambole de doce de leite feito em casa é de comer rezando, o pão dourado, o biscoito embriagado - nunca ouvi falar desse biscoito em outros lugares, acho que só os guaraciabenses conhecem e sabem fazer, são de comer rezando. 

Os estandartes de Santana e São Cristóvão que ilustram essa postagem foram feitos no ano passado e são dos primeiros da minha coleção que está tomando corpo. Agora com o prêmio que ganhei no SUEC (Salão Universitário de Expressão e Criatividade), estou pensando na possibilidade de expô-lo. A resolver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário