terça-feira, 29 de julho de 2014

CAJUZINHOS DA DONANA

Há muito tempo tenho sido solicitada a postar a receita do meu cajuzinho, que, modéstia à parte, é uma delicinha. Na verdade a receita não é minha, mas de minha querida e inesquecível irmã, Ana, que tinha mãos delicadas para muitas coisas, entre elas comidinhas e flores. Sendo a boa e cuidadosa mãe que foi, caprichava nas festinhas de aniversário dos filhos e a receita vem desses tempos. Não sei de onde ela a descobriu, nem mesmo se foi um experimento dela que deu certo. O nosso famoso e premiado doce de leite estava sendo lançado por aquela época e acredito muito na possibilidade de ter sido uma descoberta dela, essa receita saborosa e fácil que sequer precisa ir ao fogo. 
Demorei na postagem porque sempre que  fazia os cajuzinhos, acabava esquecendo de fotografar e hoje, aniversário de uma amiga querida, levei-os de presente a ela, tendo, no entanto o cuidado de tirar fotos, porque a experiência tem indicado que postagens sem fotos raramente são lidas e todos que escrevem e publicam, almejam ser lidos.
Os cajuzinhos não servem apenas como sobremesa. Como ficam pouco doces, principalmente nesses dias muito frios, podem fazer bonito em  um chá da tarde, ou um café. 

CAJUZINHOS DA DONANA

INGREDIENTES
500 gr de amendoim. 
400 gr de doce de leite em pasta, de boa qualidade.
300 gr de achocolatado, de preferência dos menos açucarados.
Um pires de açúcar refinado.


MODO DE PREPARO
Torre e retire as cascas do amendoim. Reserve meia xícara  e triture o restante no liquidificador;
Separe duas colheres  das de sopa, bem cheias do achocolatado e misture o restante ao amendoim.
Vá acrescentando o doce de leite, às colheradas e misturando, até obter a consistência de enrolar. A massa deve ficar bem macia e isso vai depender da consistência do doce de leite. Se for necessário ajuste a quantidade de achocolatado, acrescentando o que foi reservado. Enrole os cajuzinhos umedecendo as palmas das mãos. Passe-os em açúcar refinado e espete os amendoins na bundinha dos doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário