domingo, 12 de janeiro de 2014

Tesouros de Minas Gerais

Morar próximo a Ouro Preto é muito bom, porque é fácil redescobrir esse tesouro das Minas Gerais. Além de relembrar passagens importantes da nossa história e encantar-se frente ao maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, é sempre possível vivenciar momentos incríveis na antiga Vila Rica. Em diversas ocasiões ocorrem manifestações culturais e religiosas de rara beleza e enorme significado para os mineiros.
Dessa vez fomos à cidade com o objetivo de conhecer o Parque Estadual do Itacolomi que fica encostadinho. Valeu o passeio, que pretendo relatar aqui, por intermédio de texto de minha filha que é estudante de biologia e apaixonada por áreas de preservação ambiental. Mas, além dessa visita que foi super bacana, fomos surpreendidas pela magnífica festa do “Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia”. Mesmo assim, extenso e pomposo, o nome da festa não expressa toda a sua grandeza.  A programação foi vasta e teve início no dia 05 de janeiro. Pudemos ver hoje, o encerramento da festa que contou com a participação de grupos e guardas de Congados, Caboclos e  Moçambiques de diversas partes do Estado.
Grupo de Caboclos, cores e alegria
Para citar apenas alguns: o lindíssimo grupo de Congada de Dores do Indaiá; a  Guarda do Congo de Nossa Senhora do Rosário de Sete Lagoas;  o Congado Nossa Senhora do Rosário de Belo Vale;  a Guarda de Moçambique do Reino de São Benedito e Guarda de Caboclos de Raposos. Além desses, vários outros grupos, das cidades de Barbacena, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete,  Ubá, São Miguel do Anta, Ituiutaba  etc.
Os cânticos são variados. “Oh, violeiro, quem te deu essa viola? – Foi São Benedito, foi Nossa Senhora”. A profusão de cores e sons é impressionante, mas há alguns elementos comuns em praticamente todos os grupos. Os estandartes abrindo os cortejos, ( ah, como eu me encanto com eles!); a presença de rei e rainha, os tambores enfeitados com fitas e, para minha grande alegria, uma significativa presença de crianças em praticamente todos os grupos, aumentando a possibilidade de que essa linda tradição mineira seja preservada.
Reis e Rainhas
Estandartes, uma lindeza

Não sou uma folclorista, muito menos estudiosa das tradições mineiras,  apenas apaixonada por essas festas culturais e religiosas, que, na minha infância na pequena Guaraciaba, apareciam esporadicamente. Ao que parece essa manifestações estão ressurgindo em praticamente todo o Estado, com um vigor e entusiasmo redobrados. Penso que Ouro Preto não poderia ser melhor lugar para tais encontros, pois sendo visitada por gente de todo o mundo, aumenta a  possibilidade da tradição ser  preservada.
Crianças em vários grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário