terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Promessas de Fim de Ano

Todo final de ano a gente proclama, como na marcha carnavalesca que “este não vai ser igual àquele que passou”. Fazemos várias promessas de mudar de vida. Como disse o Drummond: “quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra frente tudo vai ser diferente”.
Segundo o jornal Hoje em dia, as três promessas que aparecem com mais frequência entre as juras de fim de ano são: parar de fumar, parar de beber, emagrecer ou entrar em uma academia¹. Repararam?  Só dificuldade e dureza.
Como qualquer vivente, também faço minhas promessas. Mas, ao contrário da maioria, tô querendo vida boa. O que mais desejo? Aprender a ficar a toa.
Nascida em uma família que repetia à exaustão, “o trabalho é o pai de todas as virtudes e a ociosidade é a mãe de todos os vícios”, não aprendi a fazer outra coisa, senão trabalhar e trabalhar. A crueldade dessa frase é chocante, até ao classificar o que é bom como masculino e o ruim como feminino.
A muito custo tenho tentado praticar a ociosidade que, para mim, é a mãe da reflexão, da calma, da paz, da harmonia, da criatividade e de muitas outras coisas boas. 
Tenho esperança de que 2014 será um ano especialmente bom e o meu maior desejo é esse: que eu tenha muito tempo para ficar à toa. A vocês, meus leitores espero igualmente que, quaisquer que tenham sido os seus desejos e promessas para o ano novo, todos tenham espaço em sua vida para a ociosidade, a fantasia e a beleza, em  suas mais variadas manifestações.

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário