segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Não Alimente Animais Silvestres

Graças a Deus, com as leis de preservação ambiental, voltamos a ver bichos na natureza. Tive uma infância na roça, convivendo com muitos animais: de tatu a ouriço caixeiro. Passarinho de tudo que é jeito. Além, é claro dos bichos domésticos, que faziam a farra da criançada.
Depois, houve um tempo em que os bichos sumiram. Até os canarinhos da terra, tão nossos, tão brasileiros, não eram mais vistos por aqui. A predação foi tanta que praticamente foram dizimados em nossa região. Felizmente surgiram leis rigorosas e a fiscalização foi efetiva. Soubemos de casos de pessoas que foram presas por terem canários presos em gaiolas e pior, por levarem os coitados para rinhas de brigas onde se agrediam até morrer. Difícil imaginar como tamanha crueldade pode divertir alguém. Enfim, como dizem por ai, tem gente pra tudo.
Graças a Deus, de uns tempos pra cá, ficou comum a gente voltar a ver animais silvestres bem próximos do nosso convívio. Por aqui, além dos bandos de canários da terra em nosso gramado, podemos acordar com a algazarra de macacos e encontrar com  capivaras durante a caminhada. Jacus empoleiram à tardinha nas árvores da rua. No entanto, sabemos que, para que  esse convívio  seja bastante saudável precisamos de algumas regrinhas. E uma  delas é: não alimente os bichos com sua comida. Nada de biscoitos, pão velho, ou mesmo canjiquinha de milho ou arroz.
Não há necessidade disso. Para que os bichos sobrevivam, basta  preservar  a natureza que eles encontram fartamente nela tudo o que precisam. Falo como leiga. Mas tenho o aval de pessoa entendida. Minha filha é estudante de biologia, e atua em um grupo de pesquisa  da UFV (Universidade Federal de Viçosa) que tem feito estudos e comprovado os malefícios que causam aos animais silvestres, essa mania que têm alguns de querer entupi-los com alimentos humanos. Se em nosso organismo, que já vem se adaptando a alimentos industrializados há anos, algumas dessas porcarias já provocam estragos, imaginem o que fazem com os animais.
Dias desses deparei com um vizinho dando sanduíche a um grupo de pequenos saguis que aparecem na área de preservação ambiental que circunda o nosso bairro. O rapaz tinha em uma das mãos o cachorro quente e, na outra um sachê de catchup aberto.  Não me contive e pedi-lhe encarecidamente que não fizesse aquilo. Ele não me olhou com a cara muito boa, mas na outra volta  da caminhada, ele já estava oferendo bananas aos bichinhos. Menos mal, porém ainda desnecessário, ou melhor, inadequado, incorreto.
Placa  no PARNASO mostra os inconvenientes de alimentar animais silvestres
Foto de Marcella Pônzio
Há poucos dias, minha filha fez uma viagem de estudos ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), no estado do Rio de Janeiro. Lá ela fotografou uma placa que explica muito bem, essa questão que estou abordando. Estou reproduzindo a foto com a esperança de que pelo menos uma pessoa a leia e conscientize-se do mal que há nesse hábito bobo de querer dar comida aos bichos que vivem soltos na natureza.
Por fim, não posso deixar de constatar como somos, - os humanos – incoerentes. Grande parte dos animais que domesticamos ao longo de nossa história, vive abandonada pelas ruas. Cães e gatos que o digam. E certamente o fazem, só que nós, ignorantes, não os entendemos.  No entanto, muitas pessoas continuam tentando domesticar bichos que vivem soltos e felizes na natureza.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário