quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DRACENA TRICOLOR


Há bastante tempo não falamos de jardins, o que é uma pena, pois esse tema costuma render boa conversa. Nessa época do ano, quando chove bem por aqui e o sol brilha com bastante intensidade, os jardins costumam ficar muito bonitos, embora algumas espécies sintam bastante com o calor, como é o caso de boa parte das orquídeas e bromélias.
Tem gente que pensa que planta bonita e digna de estar em belos jardins tem que florescer, pois somente uma bela florada é capaz de enfeitar  um jardim. Trata-se de um engano, pois diversas espécies, embora não floresçam, ou tenham floração insignificante são capazes de fazer a diferença acrescentando cores e formatos interessantes e valorizar qualquer jardim. Especialmente se forem combinadas adequadamente e dispostas de maneira a destacar o que possuem de melhor, como  folhagens exuberantes,  formatos esculturais, ou outros atributos.
Poderia citar muitas plantas que possuem essas características, como os crótons, os sagus, as nolinas, e as dracenas. É nessas que me concentro hoje. Menciono especialmente  a Dracena tricolor, ou dracena de Madagascar, seu país de origem. Trata-se de um arbusto que pode atingir até 3 metros ou um pouco mais, mas que fica especialmente bonita se for sendo conduzida de forma a adquirir um formato de candelabro, com fartura de galhos laterais. É uma planta que prefere sol pleno, mas que tolera meia sombra. Nessa condição costuma ficar ainda mais colorida, com suas folhas com listras em  três cores, o que justifica o seu nome popular. Quanto às regas, em períodos de seca, apreciam ser molhadas pelo menos duas vezes por semana.
Dracena tricolor em composição com estrelitzias e bromélias 
A dracena tricolor fica bonita também em vasos em varandas e áreas externas, porém raramente se adapta a ambientes internos. No caso de ser cultivada em vasos, necessita reposição de nutrientes com maior frequência. Humus de minhoca, e esterco de galinha costumam provocar bom efeito na planta, principalmente se forem misturados com uma colher de adubo próprio para folhagens. Estando em vasos, a dracena deve ser regada pelos menos três vezes por semana.
Colorida e fácil de cuidar, a dracena tricolor, mesmo quando transplantada já adulta, necessita de certo tempo para atingir a sua plenitude. Mas vale a pena ter paciência e esperar um pouco, pois a beleza que um exemplar adulto, ou um conjunto deles oferece é sempre motivo de admiração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário