domingo, 29 de dezembro de 2013

Pão Dourado Mineiro

Assim como a rabanada é um dos doces  frequentes no Natal  em outros estados, aqui em Minas cultivamos o costume de fazer o Pão Dourado, especialmente nessa época do ano.
É um doce simples e muito fácil de ser feito. Utiliza-se pão amanhecido, leite, açúcar e gemas de ovos. Como os pães atualmente levam uma quantidade exagerada de fermento,  costumam desmanchar-se comprometendo a feitura do doce. Assim, quando não encontro pães menos inchados, prefiro  fazer os doces usando bisnagas, que são, quase sempre, mais finas. Para quem ainda cultiva tradições mineiras e não tem muito medo de engordar, segue a receita:
PÃO DOURADO
Ingredientes
Uma bisnaga de pão de sal amanhecido (com tamanho aproximado de 50 cm)
Meio litro de leite (de preferência que não seja desnatado)
6 gemas de ovos de galinha caipira
Uma xícara e meia (das de chá) de açúcar
Uma xícara (das de chá) de água
Canela moída a gosto
Modo de Preparo
Faça uma calda com a água e o açúcar e leve a ferver em uma panela de boca larga.
Corte a bisnaga em fatias com cerca de um centímetro cada.
Misture bem as gemas e passe por uma peneirinha.
Umedeça levemente cada fatia no leite frio, molhando de um lado e do outro. Passe uma a uma nas gemas (também dos dois lados).
Deposite delicadamente cada fatia na calda fervente. Deixe cozinhar por cinco minutos de um lado e, com o auxílio de uma escumadeira, vire as fatias, deixando por mais cinco minutos. Ainda com o auxílio da escumadeira retire cada fatia, escorrendo  levemente a calda e deposite em uma travessa. Polvilhe com canela moída e ponha para gelar.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este doce e uma delicia, minha avó fazia sempre. Vou continuar a tradicao. E este gostinho sempre me lembrara ela

    ResponderExcluir
  3. Pode ser feito 24 horas antes de ser servido!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito deste doce,me faz lembrar meu pai e nossa prima Maria que no natal sempre vinha fazer este doce para nós.

    ResponderExcluir
  5. Meu pai fazia sempre nas festas de finais de ano que saudades

    ResponderExcluir
  6. É tradição na minha família tb. Quase igual! Coloco cravo e canela em pedaço na calda e polvilho queijo ralado e canela em pó sobre as fatias ainda quentes. Com as claras, faço um outro doce delicioso que é servido junto com o pão dourado. Gostinho de infância!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela receita, estava procurando e parece delicioso, vou fazer!

    ResponderExcluir
  8. Uma delícia, minha mãe fazia todo natal pra nós, que saudade,hoje precisei procurar essa receita porque não lembrava mais a da minha mãe,e ela já partiu mas parece ser assim mesmo, obrigada

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe fazia sempre esse doce para meu pai, hoje infelizmente ela não está mais entre nós. Mas quero fazer o Pão Dourado para meu pai, ele adora! Pesquisando na internet encontrei sua receita e curiosamente descobri que você é de Guaraciaba mg cidade onde nasceu meu pai. Muito obrigada por compartilhar a receita!

    ResponderExcluir