domingo, 22 de dezembro de 2013

ARTE EM FLORIPA

Uma coisa bacana de  Florianópolis, é como a arte está presente por todos os lados da cidade. Nessa nossa visita de oito dias pela ilha, não foram poucos os momentos em que nos deparamos com arte, mesmo quando não estávamos propriamente em busca dela. A arte está em Floripa, não somente nos museus e galerias, mas nas ruas e praças. E o maior espaço artístico da cidade é uma propriedade particular, o Museu Mundo Ovo de Eli Heil.
Começamos a nos surpreender, passeando pelo centro da cidade, com  a profusão de arte popular emanada do  Presépio Natural e Artesanal da Praça Quinze de Novembro. A obra, que está completando 40 anos, teve origem no campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Presépio Natural e Artesanal da Praça Quinze
É um conjunto impressionante de figuras típicas dos presépios, emoldurado por um coro de 40 anjos cujas asas são feitas de folhas de palmeiras.  As figuras vem sendo compostas com materiais diversos como cabaças, cerâmicas, cestarias de bambu, redes de pescadores, tecidos e  tramas em crochês e outras rendas típicas da ilha, e formam um conjunto surpreendentemente harmonioso. Foi uma sorte visitar a cidade nesse período natalino, o que nos permitiu apreciar essa maravilha.
Boi de Mamão
Ainda no centro da cidade, visitamos uma feira de arte e artesanato onde destacam-se rendas e bordados, além de lindas peças de arte em sucata, ou arte cigana. Também descobrimos uma pequena via intitulada rua das artes  onde há brechós e galerias de arte, além de restaurantes descolados. Num desses, saboreamos uma comida árabe de dar água na boca. Enquanto esperávamos a comida, começou uma apresentação de um grupo de dança popular, o boi de mamão.  Há forma mais interessante de esperar por um prato, além de tomar uma cervejinha bem gelada em companhia de uma amiga?
Obviamente vimos arte e cultura também nos museus que visitamos, o Histórico de Santa Catarina e Museu Vitor Meirelles. Mas também em outros lugares, como nas lojas do bairro de Santo Antônio de Lisboa ou mesmo um restaurante que escolhemos para almoçar em plena areia da praia do forte.
Arte popular em restaurante na praia

Em Santo Antônio de Lisboa, encontra-se o Museu mais famoso de Florianópolis, o Museu Mundo Ovo que abriga o acervo da artista plástica, ceramista  e escultora Eli Heil, uma catarinense que tem sua obra conhecida e respeitada internacionalmente e que mantem em  sua chácara, cerca de duas mil obras de  sua autoria.
Sala de Exposição
Sala de exposições do Museu Mundo Ovo - Reprodução de http://www.eliheil.org.br/por/o-museu/
Além da chance de encontrar arte por todo o lado, visitar Floripa é uma oportunidade ímpar de conviver com gente simples e educada, comer bem e curtir belas praias. Resumidamente, a cidade é ótima. Além de bonita e calma, tem grande parte de seu território preservado e protegido contra a especulação imobiliária e rende belos passeios. O que pode  melhorar? O transporte público, ainda irregular, principalmente aos domingos. E, para nos lembrar que não há paraíso na terra, a cidade tem pernilongos, muitos, o que, infelizmente pudemos constatar   na região da praia dos Ingleses, onde nos hospedamos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário