domingo, 10 de novembro de 2013

CORCOVADO E CRISTO REDENTOR

Não sei como deve ser ir a Roma e não ver o papa, mas posso afirmar que ir ao Rio e não visitar o Cristo Redentor, é uma pena!
Como disse aqui no início dessas postagens sobre a viagem ao Rio, que se encerram com este texto, já tinha ido ao Rio diversas vezes, a maior parte delas a trabalho, quando, nem de longe se cogitava interromper a rotina de reuniões e compromissos profissionais pra um passeio desses. Mas, mesmo quando fui a passeio, pensava que esse era meio que “um programa de índio”, só para turistas, enfim não valeria a pena. Grande engano. Um passeio ao Cristo Redentor é a própria essência do Rio de Janeiro. Primeiro porque a vista permite apreciar a geografia da cidade, como nenhuma outra, servindo para a gente confirmar que o Rio é mesmo lindo e a vista do Cristo é espetacular.


Vista do Rio, a partir do Cristo

O passeio  é interessante desde a sua origem, pois inicia-se no Cosme Velho, um bairro histórico e que nos remete automaticamente à literatura de Machado de Assis, que tantas referência fez ao lugar em seus contos e romances.
A subida ao Cristo pode ser feita por trem, van, ou mesmo a pé. Optamos pelo trem e creio ter sido uma ótima escolha. A estaçãozinha é histórica e a subida é impagável. O trem corre no meio de um fragmento da mata atlântica, a vegetação é linda, embora já bastante alterada, mas ainda com a presença de diversas espécies originais. Vemos bromélias nos troncos das árvores em praticamente toda a extensão do caminho. Entre a vegetação muitas jaqueiras carregadas da fruta, nos fazendo pensar em como têm razão os estrangeiros que visitam o Rio em ficar admirados. Acredito ser bem raro pelo mundo a fora encontrarmos frutas tão exóticas e tão saborosas assim em plena floresta, uma fartura. Vivemos mesmo em um país abençoado. 
Além do trajeto ser bonito e a vista encantadora, a permanência no Cristo é bacana. O local é limpo e bem organizado, os serviços são de boa qualidade, o paisagismo em torno da estátua é muito adequado e, em um dia de sol, como deve ser o da visita, tomar um sorvete lá no alto é um programa impagável.
Estátua do Cristo
Já estou pensando na próxima viagem ao Rio. Entre as atrações que não deu para serem incluídas dessa vez, estão a  Igreja de São Francisco da Penitência, o Pão de Açúcar, o bairro de Santa Tereza e pelo menos dois museus constam da minha relação: O Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Niemeyer em Niterói E tenho certeza de que quando conseguir visitar esses lugares já terei descoberto outros que podem ser boas opções. Como já disse aqui, o Rio é  uma ótima pedida para viagem e sempre merece uma outra visita.



Jaqueira carregada de frutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário